PI (*)
A segurança das pessoas, das máquinas e do meio ambiente é a principal prioridade de cada sistema. O IO-Link Safety expande o IO-Link para incluir uma camada de comunicação segura. Como resultado, máquinas e sistemas automatizados agora podem ser aperfeiçoados com componentes de segurança funcional e comunicação também por meio do IO-Link. A conexão IO-Link e a tecnologia de transmissão ainda podem ser usadas como antes – os dispositivos IO-Link Safety ainda estão conectados à porta mestre IO-Link com um cabo padrão de 3 ou 5 condutores. Isso significa que não apenas soluções de segurança versáteis, mas também conceitos de diagnóstico inteligentes relacionados às soluções da Indústria 4.0 podem ser implementados.
Após uma aparição bem-sucedida com uma demonstração ao vivo na feira comercial SPS 2022, em Nuremberg (Alemanha), a comunidade IO-Link também exibirá a demonstração de vários fornecedores IO-Link Safety na Conferência da PI – PROFIBUS & PROFINET Internacional (dias 22 e 23 de março de 2023, em Frankfurt) e na Feira de Hanover (17 a 21 de abril de 2023). Todos os dispositivos passaram por um desenvolvimento contínuo, ainda mais funções e a operação pode ser demonstrada ao vivo.
O trabalho na certificação do IO-Link Safety também avançou e as especificações relevantes foram concluídas. O trabalho de desenvolvimento em várias empresas continuou até o ponto em que os primeiros dispositivos aprovados podem ser esperados em breve. O IO-Link Safety terá, em breve, uma versão para o mercado, e a comunidade IO-Link espera ver um grande interesse nessa nova tecnologia por parte dos usuários.
Você poderá acompanhar as informações mais recentes sobre IO-Link Safety em uma apresentação na Conferência PI. Os especialistas estarão disponíveis para informações e discussões durante a demonstração dos fornecedores no evento. Naturalmente, outras apresentações informativas também serão dedicadas à tecnologia IO-Link na Conferência PI, cuja agenda incluirá apresentações sobre IO-Link Wireless, perfis, integração no mundo de TI e o uso de IO-Link com gêmeos digitais e mapeamento em mundos virtuais.
Quando a especificação IO-Link Safety foi criada, não apenas uma camada de comunicação foi definida, mas também o aspecto de integração foi levado em consideração e implementado desde o início. Assim como no IO-Link, foi especificada a integração em sistemas adicionais de barramento de segurança (FSCPs). Com isso, um sistema de segurança integrado que trafega perfeitamente de IO-Link Safety para PROFIsafe, por exemplo, é disponibilizado ao usuário. Como tudo está suportado por especificações testadas, o usuário economiza tempo e dinheiro e pode começar imediatamente. O tema da integração também será abordado na Conferência PI (www.pi-konferenz.de).
(*) PI – PROFIBUS & PROFINET Internacional