09 set 2021

Laboratório de Automação da UFU agora é PICC

O novo Centro de Competência PROFIBUS/PROFINET Certificado atua em parceria com a PI Brasil, para dar suporte a quem precisa, especialmente a desenvolvedores iniciantes de dispositivos e sistemas PROFIBUS e PROFINET

O Laboratório de Automação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) acaba de ser reconhecido como mais um Centro de Competência PROFIBUS/PROFINET Certificado (PICC), pela associação PROFIBUS/PROFINET International (PI). Localizado na Faculdade de Engenharia, campus Santa Mônica, o laboratório, agora, também funciona como um centro de conhecimento técnico, atuando em parceria com a PI Brasil, para dar suporte a quem precisa, especialmente a desenvolvedores iniciantes de dispositivos e sistemas PROFIBUS e PROFINET.

Para a certificação do local como um PICC, foram realizadas duas auditorias, a fim de se garantir que o espaço atende aos requisitos exigidos pela PI, como estrutura adequada e diversidade de equipamentos, de diferentes fabricantes, assegurando o conceito de interoperabilidade, de ambiente neutro, entre outras características.

A primeira delas, presencial, ficou a cargo de Paulo Toledo, sócio fundador e diretor da Toledo & Souza Engenharia, coordenador do PICC/Toledo & Souza Engenharia e diretor de Tecnologia PROFIBUS DP/PA na PI Brasil. Já Alexandre Baratella Lugli, professor e coordenador de cursos superiores do Inatel e coordenador do PICC/PITC Inatel, foi o responsável pela auditoria a distância, validando os dados levantados por Toledo, entrevistando também os profissionais e conferindo a lista de equipamentos disponibilizados.

Para Toledo, o PICC da UFU será de grande valia para a Associação. “Além da estrutura bastante completa, é coordenado por profissionais com vasta experiência em desenvolvimento de equipamentos PROFIBUS, podendo assim ser um importante ponto de apoio a empresas e pesquisadores no Brasil”, comenta. Baratella acrescenta que a certificação do novo PICC tem como objetivo principal a expansão do conhecimento e aplicação das tecnologias PROFIBUS e PROFINET e, logo, maior abrangência dos centros de competência ao longo do país. “O laboratório da instituição possui boa estrutura e irá colaborar de forma significativa com os fabricantes e usuários”.

À frente da coordenação do PICC/UFU está Renato Fernandes Júnior, professor doutor de Engenharia de Controle e Automação da Faculdade de Engenharia Elétrica da UFU. “Fazer parte da Associação era um desejo antigo e agora conseguimos dar um passo muito importante. Nosso laboratório conta com equipamentos em redes PROFIBUS DP/PA e PROFINET, entre eles CLP’s, inversores de frequência, medidores de qualidade de energia, conversores e pneumáticos, e estão à disposição de usuários e empresas, não só do Triângulo Mineiro mas de todo o país, que quiserem adquirir ou se aprofundar na parte técnica sobre essas tecnologias. Como um centro de ensino, nosso intuito com o PICC é compartilhar cada vez mais o conhecimento acerca dos protocolos de automação industrial”, conclui Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *