A Vivace Process Instruments possui uma ampla linha de interfaces de hardware e software com protocolos HART® e PROFIBUS-PA, facilitando as etapas de comissionamento, startup, operação e manutenção. São interfaces para ambiente Windows® e Android®, que trabalham com ferramentas que suportam EDDL e FDT/DTM e com conectividade USB, Android® e Bluetooth®.
A VCI10-UP é uma interface de comunicação PROFIBUS-PA para utilização com dispositivos que possuem conexão USB tipo-A padrão. Permite conexão em redes PROFIBUS-PA, facilitando comissionamento, operação, manutenção e processos de calibração, diagnósticos e aquisição de dados de qualquer instrumento PROFIBUS-PA.
Pode operar em rede ou em modo stand-alone, alimentando o equipamento. Essa característica se faz muito útil em trabalhos de laboratório ou em condições iniciais de configuração, quando a rede PROFIBUS-PA ainda não está estabelecida.
Opera em baixa potência, com isolação e é compatível com o protocolo PROFIBUS-PA. Sua alimentação é fornecida pela própria USB do PC, não necessitando de qualquer alimentação externa. No modo stand-alone, dispensa o uso de coupler DP/PA.
A distribuição dos DTMs é responsabilidade dos fabricantes dos equipamentos (transmissores /conversores / posicionadores).
A VCI10-UP, além de permitir a fácil parametrização e calibração de equipamentos PROFIBUS-PA com ferramentas FDT/DTM (por ex., PACTware, FieldCare, FieldMate etc.), funciona também como um analisador de mensagens (frames), utilizando a ferramenta PA-SNIFFER®.
O PA-SNIFFER® é uma ferramenta poderosa da VIVACE, fornecida sem custos ao usuário e que permite uma análise completa de frames PROFIBUS-PA, identificando os diversos tipos de mensagens, serviços, diagnósticos, erros de comunicação, erros de checksum, mensagens sem respostas, retransmissões, Live List, status da máquina de estado de comunicação de cada elemento do live list, estatísticas por endereço, serviços de busca rápida etc. Ao clicar em um frame capturado, será exibido um formato decodificado do frame para análises em diferentes camadas do protocolo. Além disso, pode-se fazer a associação com arquivos GSD e de tags de acordo com sua rede PROFIBUS, monitorar os valores cíclicos e exportá-los para uma planilha Excel.