07 jul 2024

MTP torna o Plug & Operate acessível

A chave para respostas mais rápidas e flexíveis às mudanças nas exigências do mercado é o uso de sistemas modulares. Os MTPs (Module Type Packages), que tornam mais eficiente a orquestração de módulos de tecnologia de processos, máquinas e unidades de embalagem, desempenham um papel importante nesse sentido. “Com o MTP e a modularização resultante, a flexibilidade dos sistemas de produção aumenta consideravelmente e as alterações subsequentes podem ser implementadas muito mais rapidamente do que antes”, disse o Mathias Maurmaier, líder do Comitê MTP dos grupos de trabalho conjuntos NAMUR, ZVEI e PI, com relação à sua maior vantagem.

 

Os primeiros produtos baseados no Pacote de Tipo de Módulo foram apresentados na feira comercial ACHEMA. Os visitantes puderam ter uma impressão da rapidez e da simplicidade com que ele pode ser integrado a um ou mais sistemas de orquestração de nível superior. A integração dos conjuntos de equipamentos de processo (PEAs) em um sistema SCADA ou de controle de nível superior da camada de orquestração de processos (POL) foi ilustrada em uma grande demonstração de vários fornecedores. Os sistemas POL permitem a operação, o monitoramento, o controle de processos, a coordenação e a documentação da produção do sistema geral.

 

O novo logotipo do MTP ilustra que os módulos individuais se encaixam perfeitamente uns nos outros. Do ponto de vista da automação, a conexão dos módulos de tecnologia de processo torna-se uma ‘brincadeira de criança’ com o Plug & Operate.

 

Doze fabricantes exibiram soluções e produtos para automação usando PEAs, e outros sete participaram com POLs. “As PEAs representarão diferentes setores, como o farmacêutico, o químico, o de água e o de hidrogênio. Isso torna o Plug & Operate acessível a uma grande variedade de setores”, disse Maurmaier com segurança.

 

A tecnologia MTP foi colocada nas mãos da PI (PROFIBUS & PROFINET International) no ano passado para a promoção global da tecnologia. Para isso, a PI iniciou uma série de atividades relacionadas a especificações e testes de conformidade. Essas etapas são decisivas para a aceitação do mercado, pois a compatibilidade entre diferentes fabricantes pode ser testada dessa forma. Grupos de trabalho e outros estão trabalhando atualmente em modelagem, integração de HMI e controle de processos também. A documentação inicial já está sendo revisada para que esse trabalho possa ser concluído até o final do ano. Ao mesmo tempo, já foram iniciadas as atividades para a padronização internacional do MTP para sua futura publicação como padrão IEC 63280.

 

 

Texto traduzido e adaptado. Original disponível no site da PROFIBUS & PROFINET International (PI).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *