Como posso obter dados de forma segura e confiável de um sistema, máquina ou dispositivo de campo para o local onde serão processados? As respostas a essa pergunta serão fornecidas por 60 empresas membros da PROFIBUS & PROFINET International (PI) na Feira de Hanôver deste ano.
Desenvolvimentos e inovações relacionados ao PROFIBUS e PROFINET, IO-Link, omlox, MTP, NOA e a interface de robô SRCI serão apresentados em uma área de 300 metros quadrados no estande conjunto da PI no Hall 9 (estande D68). "Nosso novo conceito de feira não apenas nos permitirá discutir os últimos desenvolvimentos e seus usos correspondentes com usuários interessados, mas também animará novos engenheiros com nossas tecnologias", prometeu Xaver Schmidt, presidente da PI.
Sem normas? Sem confiabilidade.
Sejam aplicações de alta movimentação ou a integração de informações adicionais de câmeras, a provisão confiável de dados é o alfa e o ômega de aplicações inovadoras e emocionantes e está se tornando cada vez mais importante no mundo da OT o tempo todo. Grandes quantidades de conhecimento suplementar estão sendo retidas em nuvens e Edge, e os dados estão sendo entregues de diferentes maneiras, por exemplo, de uma rede interna, usando a rede de outro participante ou sem fio. "Isso requer um amplo espectro de expertise, não apenas em termos de tecnologia de comunicação, mas também conhecimento de aplicações de segurança, segurança, análise de dados e gerenciamento de energia", disse Schmidt ao destacar os desafios atuais.
Novas demonstrações de tecnologia
Novas demonstrações de tecnologia mostrarão como isso é implementado na prática na Feira de Hanôver. A demonstração do IO-Link Wireless, por exemplo, mostra que uma conexão pode ser resolvida muito facilmente nos últimos metros. Uma demonstração do MTP ilustra de forma impressionante como a construção modular de sistemas está inspirando a indústria de processos. "As demonstrações mostram como os dados podem ser facilmente gerados a partir de um sistema, máquina ou sensor e usados ainda mais facilmente para produção eficiente e sustentável", observou Schmidt. "Sem dados, não há inovação, mas os dados têm que estar disponíveis para uma aplicação para que possam ser processados!"
A PI estabelece normas para interoperabilidade entre empresas há décadas neste sentido. Isso se deve a especificações precisas, ferramentas de teste de alta qualidade, certificação global, laboratórios de teste, centros de competência e treinamento e mais de 50 grupos de trabalho. Como resultado, os usuários podem contar com tecnologias robustas e práticas para transferência de dados segura e confiável.
No estande conjunto da PI, os visitantes podem conhecer os desenvolvimentos e inovações relacionados ao PROFIBUS e PROFINET, IO-Link, omlox, MTP, NOA e a interface de robô SRCI.