A última atualização do software MasterTool IEC XE já está disponível para download no site da Altus. A mais recente versão da ferramenta de programação da Série Nexto de controladores programáveis traz importantes melhorias e novas funcionalidades para a configuração da mais avançada família de produtos da empresa. Ao atualizar o aplicativo, além de ganhar novas possibilidades de programação, o usuário também vivenciará uma nova experiência de utilização da ferramenta.
Plataforma de comunicação dos controladores programáveis da Série Nexto e Nexto Xpress, o MasterTool IEC XE é uma ferramenta completa para programação, depuração, configuração e simulação de aplicações. Baseado na tecnologia CODESYS, o software possui recursos para todas as etapas do ciclo de vida de projetos de micro a grande porte. Em sua versão 3.61, a ferramenta de programação, gratuita para projetos de até 320 pontos, traz importantes melhorias em relação ao desempenho de drivers de comunicação, usabilidade dos editores IEC 61131-3, comunicação com dispositivos, segurança cibernética, entre outros.
Veja abaixo as principais melhorias implementadas no software:
Atualização do MasterTool traz melhorias e suporte a CODESYS V3.5 SP18
A nova versão do MasterTool IEC XE já chega com suporte nativo ao CODESYS V3.5 SP18, agregando diversas customizações capazes de melhorar ainda mais a experiência do usuário com a plataforma. A nova atualização traz melhorias sensíveis na comunicação com dispositivos e na usabilidade dos editores IEC-61131-3, que carregam consigo os pacotes de linguagens de programação LD, SFC, FBD, CFC e ST. Ainda, o processo de abertura e compilação de projetos do software foi otimizado para ter um melhor desempenho.
Em sua versão 3.61, o MasterTool IEC XE também traz melhorias aos recursos de segurança cibernética embarcados na plataforma, ao editor do sistema Webserver e às bibliotecas Motion Control para o CLP XP350. Além disso, em conjunto com a liberação de novos firmwares para as CPUs, os drivers de comunicação dos protocolos PROFINET, EtherNet/IP, EtherCAT e OPC UA também foram otimizados para permitir um melhor desempenho. Outro recurso de comunicação que também recebeu incrementos importantes foi o driver MODBUS RTU, que foi ajustado para melhorar a performance na comunicação em rede com muitos dispositivos.
A nova atualização do software também traz de volta um recurso que esteve presente em algumas versões anteriores do software. Ao fazer o upgrade do MasterTool IEC XE, os usuários irão notar o retorno da opção de login de múltiplas estações no mesmo CLP. Outro recurso administrativo presente na plataforma é a possibilidade de acessar release notes com as principais alterações do software dentro do próprio MasterTool, por meio do Menu de Ajuda (Help).
Alinhada à aspiração da Altus de ser uma empresa internacional, atuando globalmente e entregando soluções com excelência, a versão 3.61 do MasterTool IEC XE também inclui novos pacotes de idiomas, como Mandarim, Alemão, Francês, Italiano, entre outros. Por fim, a atualização mais recente do software ainda inclui suporte à instalação do CODESYS PDE (Professional Developer Edition), suíte de add-on tools desenvolvida e fornecida pela CODESYS para o desenvolvimento de projetos. A atualização passa a permitir que o usuário adquira a licença do pacote PDE direto com a CODESYS e integre facilmente à sua licença do MasterTool IEC XE.
Essas novas funcionalidades estão disponíveis a partir da atualização de firmware do seu CLP. Para saber qual versão de firmware instalar, entre em contato com os especialistas do Suporte Técnico, pelo telefone 0800 510 9500 ou e-mail suporte@altus.com.br.
Conheça mais sobre a plataforma CODESYS
Abreviação de “Sistema de Desenvolvimento de Controladores”, CODESYS é uma plataforma abrangente de software projetada para o desenvolvimento, programação e visualização de sistemas de controle industrial. Ele fornece um ambiente unificado e amigável para a criação de aplicativos que operam em CLPs, como os da série Nexto e Nexto Xpress. A plataforma simplifica o processo de programação e configuração de dispositivos de automação, fazendo dela a escolha preferida de muitos engenheiros de automação e integradores de sistemas.
O CODESYS é um dos principais softwares de automação baseados em IEC 61131-3 para desenvolvimento de sistemas de controle. Com mais de 2 milhões de novas licenças geradas anualmente, CODESYS e sistemas baseados em CODESYS – softwares desenvolvidos tendo sua plataforma tecnológica como base – detêm importante participação no mercado global de software de programação para controladores programáveis. Com funcionalidades poderosas e uma comunidade de usuários sólida, as plataformas CODESYS estão liderando a automação industrial, oferecendo soluções inovadoras e excelente suporte para engenharia de controle.
Além disso, a natureza open source do CODESYS é crucial na automação industrial devido à sua relação custo-benefício, alta customização, transparência e incentivo à inovação. Essa característica também promove a independência de fornecedores, garantindo a viabilidade de longo prazo do software. Como resultado, o CODESYS se destaca como uma opção acessível e flexível para uma ampla variedade de demandas do mercado de automação, desde pequenos projetos até grandes sistemas industriais. Dessa forma, a plataforma não apenas impulsiona a inovação, mas também promove a sustentabilidade a longo prazo, beneficiando indústrias em todo o mundo.
Versões anteriores (3.52)
Um dos recursos disponíveis a partir da versão 3.52 do MasterTool IEC XE é a possibilidade de utilizar uma VPN embarcada nos CLPs Nexto Xpress, o que lhe permite criar um túnel privado de conexão direto com o CLP. Essa funcionalidade propicia que você acesse a rede de controle do seu negócio de forma remota e completamente segura. Para aumentar ainda mais a segurança dos produtos, os CLPs Xpress também contam com um recurso de firewall.
Outro recurso disponível nos CLPs Xpress com a atualização do software é o suporte a conexões do tipo FTP, o que habilita o dispositivo a trocar dados com um servidor que utilize esse modelo de tecnologia. Essa funcionalidade permite que os pacotes de dados gerados pelo controlador, como logs coletados por meio de uma função datalogger, sejam acessados a distância.
A versão 3.52 do software também trouxe a possibilidade de utilizar um conversor USB/Ethernet nos produtos Xpress, um grande avanço em relação à utilização do CLP Motion Control XP350. Com ela, o produto tem a capacidade de comunicar via EtherCAT utilizando a interface Ethernet nativa, enquanto outras ações, como a comunicação com o software de programação MasterTool IEC XE ou a conexão com um sistema supervisório via OPC UA ou mesmo uma aplicação na nuvem em MQTT, é realizada por meio da porta USB, utilizando o conversor de mídia.
Ainda, a versão 3.52 do software também trouxe suporte às novas expansões de E/S Nexto Xpress XP201, XP600 e XP610.
Versões anteriores (3.40)
Em sua versão 3.40, a plataforma passa a contar com suporte a alguns dos produtos mais recentes da família Nexto e ganha recursos para qualificar ainda mais a experiência do usuário. Ao fazer o download do instalador no site da Altus e realizar a atualização do seu software, o usuário irá habilitar uma série de novos recursos e funcionalidades no MasterTool IEC XE. Entre esses recursos está o suporte à nova CPU NX3008, unidade de processamento mais avançada da Série Nexto de CLP’s. Idealizada para ser uma CPU global capaz de interagir com os mais variados dispositivos e sistemas encontrados no mercado, o CLP já está disponível para comunicação e configuração por meio da versão 3.40 da plataforma.
Outra linha de produtos que passa a constar de forma nativa no software são as expansões de entradas e saídas da linha Nexto Xpress. A partir dessa atualização, o sistema já conta com os produtos XP101, modelo com 16 entradas digitais, e XP106, modelo com 8 entradas digitais e 6 saídas digitais a relé. Os equipamentos estão disponíveis no repositório de dispositivos como escravos CANopen.
Além dos novos produtos, o MasterTool IEC XE v3.40 também traz novidades em relação ao suporte a protocolos de comunicação. A partir da última versão de firmware disponibilizada, todos os modelos Nexto Xpress, família de CLPs compactos e IoT-ready da Altus, passam a contar com suporte a EtherCAT Master. Amplamente utilizado em aplicações de máquinas, o protocolo passa a constar como uma opção de comunicação no software para esses CLPs.
Para dar mais flexibilidade aos projetos e permitir uma maior escalabilidade às aplicações que utilizam os produtos Nexto Xpress, a nova atualização do MasterTool passa a contar com uma biblioteca de funções capaz de expandir o número de entradas analógicas. Disponível para integração com todos os CLPs da linha, com exceção do modelo XP300, a LibIntegratedIoExt permite ao usuário habilitar os pinos das entradas analógicas de tensão e de corrente para operar simultaneamente, expandindo a capacidade do CLP para até 10 entradas analógicas. Assim, o usuário pode conectar ao produto 5 transdutores (sensores) com corrente nos padrões 0 a 20 ou 4 a 20 mA e, em adição, mais 5 instrumentos baseados em tensão de 0 a 10 Vdc.
Você pode acessar um vídeo tutorial com o passo a passo de como configurar o recurso: https://www.youtube.com/watch?v=K00QWlwkHTc
Outra melhoria presente na atualização do software foi o update do recurso LibNextoPID para suportar novos padrões e funções avançadas de controle. Biblioteca que contém os blocos de função PID dos controladores da Série Nexto, a NextoPID utiliza uma variável e um setpoint de processo do bloco funcional para calcular a variável manipulada para o processo controlado, considerando os fatores Proporcional, Integral e Derivativo programados. Esse é um algoritmo de controle PID em que o ganho proporcional é o ganho do controlador, aplicado tanto ao erro quanto às parcelas da integral e derivada do controlador.
Ainda falando sobre otimizações, outra característica que passou por um importante upgrade foi o tamanho máximo disponível para a Memória do Programa de alguns dos CLPs da Série Nexto: de 2MB para 3MB nos CLPs XP300, XP315 e XP325; e de 6MB para 8MB no XP340 e na CPU NX3005. Com a melhoria, o usuário tem capacidade para armazenar programas com códigos mais extensos ou componentes de software maiores. Um exemplo de aplicação é o driver de comunicação PROFINET, que é consideravelmente mais pesado que os arquivos de configuração de outros protocolos do mercado.
Além desses novos e atualizados recursos, a equipe de P&D responsável pelo desenvolvimento do software ainda implementou outras melhorias pontuais para qualificar a experiência do usuário. Você pode ver mais detalhes sobre essas melhorias no histórico de revisões disponível na Central de Downloads (https://www.altus.com.br/suporte#suportedownload).