As soft starters Sirius 3RW44 da Siemens agora podem se comunicar através do Profinet com seu módulo opcional, oferecendo funcionalidades como Webserver, OPC-UA Server, MRP e PROFIenergy.
Seu uso abre espaço para a implementação de uma planta redundante, aumentando consideravelmente a disponibilidade da máquina. Usando o Profinet com as chaves de partida suave Sirius 3RW44, elas podem ser facilmente integradas aos controladores de mais alto nível.
As soft starters Sirius 3RW44 são utilizadas para o acionamento suave de motores, sem a necessidade de variação de velocidade. Como aplicações típicas podem ser citadas bombas, ventiladores, moinhos, entre outras.
A interface Profinet da Sirius 3RW44 permite que todos os dados de operação e seus registros possam ser vistos em um navegador web padrão. Além do uso de seus diagnósticos para manutenção e operação, a Soft Starter 3RW44 permite também que as funções de alarme possam ser vistas. Isso significa que as falhas podem ser corrigidas sem demora. Graças à função PROFIenergy do Profinet, as leituras podem ser coletadas e analisadas para efeitos de gestão de energia. Por exemplo, o PROFIenergy mudará o status da Sirius 3RW44 para um modo de pausa quando não é mais necessária a sua operação.
Usando uma arquitetura em anel, a função de MRP (Media Redundancy Protocol) ajuda a criar uma comunicação Profinet redundante dentro da planta. Isso aumenta significativamente a sua disponibilidade.