Instalações de produção modernas e descentralizadas requerem soluções de automação que garantem o mais alto nível de conectividade, proporcionando máximo desempenho fora do painel de controle. Por isso, a WAGO desenvolveu o I/O System Field com proteção IP67, um equipamento preparado para atender às necessidades atuais e do futuro, pois é atualizável. “I/O System Field combina velocidade entre protocolos de rede baseados em ETHERNET (por exemplo, PROFINET), com tecnologias para conectividade em nuvem, como OPC UA ou Webserver e, no futuro, MQTT como um protocolo de comunicação”, diz o especialista em automação da WAGO Alemanha, Ludwig Adelmann. Além disso, o sistema está pronto para TSN, a tecnologia-chave para uma rede ponta a ponta, flexível, poderosa e segura.
O WAGO I/O System Field atende a todos os principais padrões ETHERNET, redes de campo e IoT para indústria. Para maior flexibilidade, o sistema IP67 está disponível em uma série de configurações para se adaptar perfeitamente a diversas aplicações e máquinas. Independentemente do modelo, todos têm carcaças metálicas totalmente encapsuladas para ambientes extremos, além de carcaças plásticas leves e não moldadas com baixa massa, para aplicações móveis. O sistema inclui modelos com carcaças mais estreitas e opções de montagem lateral, proporcionando mais espaço e opções de proteção adicionais.
Combinado com o IO-Link, o novo sistema demonstra que é um verdadeiro “distribuidor de IO” flexível, tanto para coleta de dados, quanto distribuição. O padrão de comunicação moderno permite um fluxo contínuo de dados do nível do sensor ao nível de controle. “Isso simplifica consideravelmente a configuração e o cabeamento. Além disso, surgem possibilidades completamente novas para diagnóstico, parametrização e identificação de dispositivos”, explica o especialista em automação da WAGO Alemanha, Helmut Börjes
Os sensores e atuadores são conectados por meio de cabos M8 e M12 disponíveis globalmente. O I / O System Field é alimentado por um Conector M12 de alta corrente, que é menor e mais barato do que as soluções padrões de 7/8 polegadas ou M23. Seu design permite fornecer até 16 A, permitindo que mais energia seja conectada em menos espaço.