Na sua pesquisa anual de nós recentemente instalados, a PROFIBUS & PROFINET International (PI) reporta números de crescimento extraordinários para as suas tecnologias. PROFIsafe e IO-Link, em particular, apresentam aumentos impressionantes. Apesar das condições de mercado desafiadoras, as outras tecnologias PI também mantiveram as suas elevadas taxas de crescimento.
O uso do IO-Link em plantas industriais está aumentando significativamente. Foram instalados 15,9 milhões de dispositivos IO-Link adicionais em 2023, o que representa um crescimento recorde de 89%, em comparação com o ano anterior (8,4 milhões de dispositivos). Como resultado, o total de nós IO-Link instalados atingiu o número substancial de 51,6 milhões no final de 2023.
PROFIsafe continua no seu caminho para o sucesso. Um novo marco foi alcançado em 2023 com impressionantes 3,9 milhões de nós, o que corresponde a um aumento de 39% em relação ao ano anterior (2022). Esse é o crescimento anual mais forte já visto na história do PROFIsafe até agora. O número total de dispositivos PROFIsafe em campo é agora de 25,6 milhões, ressaltando a contínua relevância e confiabilidade dessa tecnologia em aplicações onde a segurança é crítica.
Apesar das condições de mercado desafiadoras, a PROFINET conseguiu manter a sua forte posição como tecnologia líder em 2023. Com um crescimento de 10,6 milhões de nós, a PROFINET apresenta um elevado grau de estabilidade, mantendo o seu recorde do ano anterior (2022). Isso demonstra o sucesso e a demanda contínua do PROFINET em aplicações industriais. No total, ao longo dos anos, foram instalados impressionantes 69,3 milhões de produtos PROFINET em muitas instalações. Pela primeira vez, foram instalados mais dispositivos PROFINET do que dispositivos PROFIBUS.
Em 2023, o PROFIBUS atingiu um crescimento estável de 1,5 milhão de dispositivos - o mesmo do ano anterior. Na automação de processos, o número de crescimento subiu para 0,9 milhão, um aumento moderado em relação ao ano anterior, ressaltando a demanda por mais dados nas plantas de processo. Foram colocados no mercado 68,9 milhões de dispositivos PROFIBUS, sendo 16,5 milhões deles instalados em plantas de processamento.
"Os números atuais refletem a tendência clara para mais dados e segurança nas redes industriais, mas os efeitos da crise dos componentes e o acúmulo e redução de inventários também desempenharam, sem dúvida, um papel. A PI está numa excelente posição para impulsionar a inovação e o desenvolvimento, estabelecendo as bases para uma indústria conectada, eficiente e orientada para o futuro", disse Xaver Schmidt, presidente da PI (PROFIBUS & PROFINET International).
Conteúdo traduzido, originalmente publicado e disponível aqui.