O registro anual de produtos instalados com interfaces que utilizam tecnologia da PROFIBUS & PROFINET International (PI) produziu números muito positivos para 2022. Isso é especialmente verdadeiro para PROFINET e IO-Link, mas o PROFIsafe também alcançou um aumento considerável em relação ao ano anterior.
No caso do PROFINET, a contagem produziu um número nunca antes visto de 10,5 milhões de nós. Em 2022, foram colocados no mercado mais 2 milhões de dispositivos PROFINET do que em 2021. Isso corresponde a um aumento de 23,5% em relação ao ano anterior. No total, 58,7 milhões de produtos PROFINET foram instalados em sistemas ao longo dos anos.
No caso do IO-Link, 8,4 milhões de nós foram integrados em sistemas no ano passado. Isso significa que foram instalados mais 2,1 milhões de nós do que no ano anterior (2021), o que corresponde a um aumento de 33% em relação ao número desse ano. No total, foi atingido um volume de 35,7 milhões de nós IO-Link até ao final de 2022.
"Esses números e as tendências dos anos anteriores provam de forma impressionante que a nossa tecnologia não acabou de chegar ao mercado, mas continuará a ser líder de mercado a longo prazo", afirmou Karsten Schneider, presidente da PI, com satisfação. "Tomamos as decisões certas, os nossos especialistas nos grupos de trabalho fizeram um trabalho excelente e as empresas membros implementaram um grande número de produtos comercializáveis. Por isso, gostaria de agradecer a toda a comunidade", afirmou Schneider.
Outra tecnologia de grande sucesso é o PROFIsafe. O valor mais elevado de sempre num ano, de 2,8 milhões de nós, foi atingido em 2022. Isso eleva o número total para 21,7 milhões. Com uma contagem de 1,5 milhões de novos dispositivos para o ano, o PROFIBUS atingiu o mesmo número que no ano anterior. A situação foi semelhante com os números do PROFIBUS na automação de processos. Com uma contagem de 0,8 milhões em 2022, o valor manteve-se estável em relação ao ano anterior. Assim, um total de 67,4 milhões de dispositivos PROFIBUS foram colocados no mercado, com 15,4 milhões deles instalados em plantas de processamento.
Para manter essa tendência nos próximos anos, toda a comunidade PI está a trabalhar no sentido de estabelecer ainda mais a tecnologia PI como um facilitador da digitalização em aplicações de automação industrial. Os grupos de trabalho de marketing estão continuamente a coordenar os requisitos para as várias áreas diferentes de aplicação com os utilizadores finais, e os grupos de trabalho de tecnologia estão a trabalhar intensamente para os implementar nas inovações correspondentes. Essas inovações não envolvem apenas a expansão da tecnologia existente, como a integração da Ethernet-APL no PROFINET, mas também a inclusão de novas tecnologias que avançam a digitalização. Exemplos disso são a norma de localização omlox para aplicações em edifícios e o Modular Type Package (MTP).