O investimento contínuo da Altus em pesquisa e desenvolvimento proporciona a concepção de equipamentos de alta tecnologia, soluções aderentes à realidade da indústria internacional e capazes de suprir as mais variadas demandas de um mercado em constante mutação. Essa veia inovativa faz parte do DNA da empresa, característica intrínseca em cada um dos produtos desenvolvidos ao longo de seus 40 anos de história. Agora, essa mesma vocação para inovação traz à indústria global uma CPU com funcionalidades avançadas de software e segurança cibernética capazes de integrar de forma dinâmica as áreas de TI e TA do seu negócio.
A NX3008, nova unidade de processamento da Série Nexto, chega como uma solução completa para sistemas de diferentes segmentos e com as mais variadas complexidades. Com hardware robusto e recursos avançados de software que permitem ser utilizada tanto em máquinas quanto em aplicações do mercado de processos, a CPU entrega desempenho, conectividade e versatilidade para as mais variavas demandas da Indústria 4.0. Conheça os principais destaques da nova CPU da Altus e descubra como ela pode potencializar o desempenho e aumentar a competitividade da sua empresa.
CLP com alta disponibilidade e elevado desempenho
Preemptivo e multitarefa, o sistema operacional da nova CPU NX3008 opera com base em um processador de alta velocidade ARM de 64-bits com 1 GHz de clock, o que a torna três vezes mais rápida do que os modelos anteriores da linha. Essas características também permitem ao novo modelo da família Nexto controlar mais de dois mil pontos de entradas e saídas, processar complexos cálculos aritméticos e funções avançadas de controle, bem como mais de mil laços PID em até dois milissegundos.
Para garantir a integralidade da aplicação pela qual é responsável, a unidade conta com um sistema que disponibiliza 1 MB de memória de dados retentivos. Esse recurso, presente nos equipamentos de controle mais avançados, previne a perda de dados de operação decorrente de alguma falha de alimentação ou de comunicação entre o barramento e a CPU. O controlador programável ainda dispõe de recursos avançados herdados da Série Nexto, como One Touch Diag (OTD), Easy Plug System (EPS) e Multiple Block Storage (MBS).
Outra característica dos produtos Nexto que também está presente na nova CPU é o conformal coating. No processo, também chamado de tropicalização, uma fina camada de material não condutor é aplicada na placa do produto para proteção contra corrosão, temperaturas extremas, maresia, umidade, entre outros fatores. Essa proteção extra preserva o investimento e faz com que o sistema de automação permaneça em funcionamento por mais tempo.
Por ser um produto idealizado para atender às demandas de uma indústria global, a NX3008 foi projetada para estar em conformidade com as principais certificações do mercado. Além da marcação CE, obrigatoriedade para qualquer equipamento eletroeletrônico que tenha aspirações de exportação para União Europeia, o produto também irá contar com a certificação DNV. O padrão é um requisito de empresas na Ásia, Europa e América do Norte para utilização dos controladores programáveis em aplicações marítimas, como sistemas de controle de embarcações e plataforma de produção de óleo e gás.
Ainda, nos próximos meses, a CPU deverá receber as certificações UL e cUL, requisitos obrigatórios para exportação de produtos para os Estados Unidos e o Canadá.
Recursos de comunicação e conectividade
Criada para atender às demandas de uma indústria cada vez mais conectada, a CPU NX3008 conta com uma ampla variedade de interfaces de comunicação capazes de conectar o equipamento aos mais diferentes sistemas e máquinas do mercado. O novo dispositivo de controle da Série Nexto possui três portas Ethernet Gigabit, sendo duas com suporte ao protocolo de comunicação PROFINET Controller, o que permite que o controlador seja utilizado em uma rede com arquitetura em anel MRP.
O equipamento também possui uma porta RS-485 e outra do tipo CAN, para conexão com redes de campo, uma interface USB para conexão com modens e um cartão de memória MicroSD para armazenamento de dados. Essa profusão de recursos de conectividade permite que a nova CPU da Altus seja aplicada em arquiteturas com variadas redes de comunicação. Além do padrão PROFINET, o equipamento também conta com suporte a outros importantes protocolos de comunicação, como PROFIBUS-DP, MODBUS/RTU, MODBUS/TCP, MODBUS RTU/TCP, EtherNet/IP, EtherCAT Master, IEC 60870-5-104, CANopen e J-1939, OPC DA, OPC UA e MQTT.
O produto, assim como os demais equipamentos da Série Nexto, utiliza o software de programação MasterTool IEC XE, plataforma tecnológica baseada em CODESYS com escalabilidade para projetos de micro a grande porte (gratuito até 320 pontos de E/S). Totalmente aderente ao universo IoT, a CPU tem capacidade de escrita direta em banco de dados SQL e interação direta com os serviços de hospedagem na nuvem mais relevantes do mercado, como Microsoft Azure, IBM Cloud, Google One e Amazon AWS. A unidade ainda conta com um diferencial presente em poucos CLPs do mercado: a unidade conta com WebServer embarcado, ferramenta que permite a criação de telas de supervisão e monitoramento de aplicação sem a necessidade de usar um sistema SCADA.
Recursos avançados de software e segurança cibernética
Além dos destaques relacionados aos upgrades de hardware, a NX3008 também conta com novos recursos de software para segurança cibernética, conectividade e virtualização. Um desses recursos é a VPN embarcada, o que cria um túnel privado de conexão direto com a CPU. Essa funcionalidade permite que você acesse a rede de controle do seu negócio de forma remota e completamente segura. Para aumentar ainda mais a segurança do produto, a CPU também conta com um recurso de firewall.
A nova CPU da Altus também conta com suporte a conexões do tipo FTP, o que habilita o dispositivo a trocar dados com um servidor que utilize esse modelo de tecnologia. Essa funcionalidade permite que os pacotes de dados gerados pelo controlador, como logs coletados por meio de uma função datalogger, sejam acessados a distância.
Outra nova funcionalidade disponível na NX3008 é sua plataforma Docker embarcada. O recurso, nativo na CPU, torna possível a virtualização de softwares desenvolvidos para sistemas operacionais com tecnologia Unix. O recurso dá mais versatilidade e velocidade à operação do sistema, pois permite o processamento de múltiplos dados dentro da própria CPU.