Em 27 de maio de 2021, a Pepperl+Fuchs obteve o primeiro certificado internacional IECEx para um equipamento Ethernet-APL utilizando o conceito 2-WISE (2 Wire Intrinsically Safety Ethernet), conforme a recém-lançada IEC TS 60079-47. O equipamento é um Rail Field Switch APL, que permitirá conectar até 24 instrumentos intrinsecamente seguros em uma rede de alta velocidade Ethernet, com apenas 2 fios (10BASE-T1L).
A nova tecnologia de rede Ethernet-APL permitirá levar o conceito da convergência Ethernet até a última ponta da automação, ou seja, os sensores e atuadores de campo. Sem gateways, seus transmissores e atuadores poderão se comunicar diretamente com a nuvem, sistemas de controle e estações de engenharia.
Com comprimentos de cabos até então impossíveis de se imaginar para uma rede Ethernet em cobre, além disso o Ethernet-APL permitirá alimentação e transferência de dados de até 10Mb/s em troncos de rede de até 1000m e spurs de até 200m para cada instrumento. Muito em breve, haverá instrumentos multiprotocolo se comunicando em PROFINET com o sistema de controle, enquanto é acessado via HTTP por uma estação de engenharia e transmitindo dados via OPC-UA para a nuvem. Sem dúvida alguma, uma revolução na forma como a informação trafegará em campo na indústria de processos.
Quer saber mais sobre o tema?
Acesse:https://www.pepperl-fuchs.com/brazil/pt/advanced_physical_layer.htm
– Fonte: Renato Rodrigues,
especialista de Produtos na Pepperl+Fuchs