06 jun 2024

PI Brasil participa do 35º PI Meeting, em Orlando

De 14 a 16 de maio, a Associação PROFIBUS & PROFINET International (PI) promoveu a sua reunião anual, a 35ª edição do PI Meeting, sediada pela PI North América em Orlando, nos Estados Unidos da América. O encontro reuniu representantes de Regional PI Associations (RPAs), PI Competence Centers (PICCs), PI Training Centers (PITCs) e PI Test Labs (PITLs) de diversos países. A PI Brasil marcou presença com Kelvin Kamimura, vice-presidente tesoureiro da Associação e representando também o PICC/PITC Westcon, e com o professor PhD. Alexandre Baratella Lugli, coordenador do PICC/PITC Inatel.

 

Kelvin Kamimura conta que o evento discutiu tecnologias de comunicação industrial, colaborações interassociativas, estratégias de marketing e atualizações em processos de qualidade da PI. Destacou o pioneirismo da Associação em convergência de tecnologias para otimizar resultados empresariais, e o sucesso contínuo da IO-Link, com mais de 51 milhões de nós instalados até o final de 2023.

 

Outro ponto alto do encontro, de acordo com Kamimura, foi a atuação da PI no desenvolvimento de tecnologias recentes para promover maior flexibilidade e interoperabilidade na indústria, apresentando avanços significativos em áreas como automação de processo e manufatura. Entre elas estão a Ethernet-APL, que expande os benefícios da comunicação PROFINET para a instrumentação de campo; o MTP (Module Type Package), um padrão de interface para sistemas modulares em processos industriais; SRCI (Standard Robot Comand Interface), para padronização de interface de comunicação para aplicações de robótica; e OMLOX, primeiro padrão aberto de localização do mundo.

 

“Como próximos passos, a PI continuará desenvolvendo especificações para uso do PROFINET em tecnologias bastante recentes, como SPE – Single Pair Ethernet e vPLC – virtual Programable Logic Controller”, acrescenta.

 

Segundo Alexandre Baratella Lugli, a APL (Advanced Physical Layer) também teve grande espaço durante o evento. “Por parte do Inatel, o PITC está numa posição de destaque, assim como o Canadá, com a acreditação APL, especificamente quanto aos cursos, o que deve ser disseminado para outros Centros de Treinamento ao redor do mundo”, observa.

 

O 35º PI Meeting ainda abordou a implementação de um novo curso, o Designer PROFINET, já em fase de estudo, de acordo com Baratella. Um Grupo de Trabalho dedicado irá desenvolver o conteúdo programático e a aprovação deve ocorrer no próximo encontro anual. “Esse treinamento será focado no mercado, mais orientado para o projeto do que para aspectos técnicos. Profissionais poderão elaborar projetos de rede sem a necessidade de aprofundamento em programação ou configuração detalhada dela”.

 

Cyber Security em PROFINET esteve em pauta, refletindo a crescente necessidade de proteção dos processos industriais contra ameaças cibernéticas. A PI aprovou no evento um escopo de sistema de cibersegurança, que será incorporado ao treinamento existente de Engenheiro Certificado PROFINET (CPNE) e ao novo curso de Designer PROFINET.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *