O repetidor e distribuidor ProfiHub, equipamento para redes PROFIBUS, foi testado há cerca de um mês no Centro de Competência PROFIBUS, em São Carlos, interior de São Paulo, e após oito etapas de testes, o professor Dennis Brandão, representante do Centro, averiguou que o produto executa exatamente o que o fabricante promete em suas especificações técnicas, ou seja, isola os canais e protege a rede em caso de curto-circuito ou em caso de falta de terminação, impedindo que uma falha em um canal se propague pela rede, causando sua parada total.
O ProfiHub é fabricado pela Procentec. Segundo Paolo Capecchi, diretor da Westcon Instrumentação Industrial, e representante da empresa no País, “este ensaio foi encomendado para termos um laudo de um laboratório independente e especializado no assunto, que verificasse todas as condições de performance do equipamento, asseguradas pelo próprio fornecedor.
Foram testados dois modelos de ProfiHub, o Modelo A5, para montagem em campo com invólucro IP65; e o Modelo B5, para montagem em trilho DIN, com invólucro IP20. As especificações técnicas de ambos são as mesmas, o único diferencial entre os dois modelos é o tipo de invólucro.
Utilizando kits da Siemens, Altus e Phoenix, montou-se uma rede PROFIBUS, tendo o ProfiHub como derivador/repetidor do barramento principal. Para analisar o comportamento da rede durante as simulações, foi usada a ferramenta ProfiTrace2. Todas as conexões foram realizadas de acordo com o PROFIBUS Installation Guideline for Cabling and Assembly Version 1.0.6.
Cada modelo foi testado simulando-se as falhas mais comuns, como curto-circuito e falta de terminação da rede. O ProfiHub respondeu corretamente, proporcionando proteção e isolamento, além de identificar correta e automaticamente a velocidade do segmento principal da rede, conforme concluiu o laudo da Associação PROFIBUS.