O uso de protetores de segmento em redes Profibus PA é praticamente obrigatório em todos os projetos atuais, pois isola um problema elétrico em um equipamento evitando a propagação de curtos-circuitos nos outros pontos do mesmo segmento.
Não é exagero dizer que este produto agregou muito valor às redes Profibus PA, mudando até seu status de “derivador” para “protetor”, inclusive há usuários que aderiram à tecnologia somente após a implementação destas características, por considerarem uma operação mais segura da planta.
O que poucos sabem é que esta mesma tecnologia está disposta também para as redes AS-Interface, que utilizam a mesma codificação Manchester em sua comunicação, ou seja, alimentação e comunicação são pelo mesmo meio físico, mudando somente a frequência de trabalho (o protetor de segmento para Profibus PA não serve para a rede AS-Interface).
A Sense, empresa nacional líder nesta tecnologia, possui em seu portfólio protetores de segmento para 1 e 4 pontos de derivação, inclusive para áreas classificadas, e sua aplicação é similar ao protetor de Profibus PA com pequenas diferenças. Como exemplo, no Profibus PA utiliza-se normalmente 1 equipamento por ponto de derivação; na rede ASI, é comum mais de 1 equipamento, sendo que para dimensionar os parâmetros é necessário ter em mente a capacidade por ponto de derivação (200mA/derivação) e total do protetor (500mA/protetor). Caso ocorra alguma anomalia, a mesma é identificada localmente via led de status (verde/vermelho) do segmento que ocorreu a falha.
Mais informações, visite nosso site clicando aqui. Caso tenha dúvidas ou deseje informações adicionais, contate-nos no e-mail vendas@sense.com.br.