“Indústria 4.0 A automação industrial e cases redes industriais Profibus e Profinet” foi o seminário tecnológico realizado pela PI Brasil em 29 de junho, em Campinas, SP, que contou com a participação de mais uma centena de profissionais.
A abertura do encontro foi feita por Robert Gries, que fez uma apresentação da PI Brasil, da qual é presidente, e também da organização internacional.
O presidente da PI Brasil na abertura do seminário em Campinas.
Além da conferência de Karsten Schneider (ver notícia anterior), o seminário contou com a apresentação do case da Deltapi Sistemas, feita por seu Diretor Geral, Alexandre Pimenta, que apresentou o Robochap, um robô de chapisco em moenda.
A apresentação do case da Deltapi por Alexandre Pimenta.
Durante o evento, a PI Brasil assinou com o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel o acordo para a criação de mais um Centro de Competência em Profibus. O Centro será instalado inicialmente em um dos laboratórios de Automação já presente na instituição e atenderá alunos do Instituto e fabricantes, dando suporte aos usuários da tecnologia Profibus, serviços especializados no desenvolvimento de produtos, treinamento, certificação de produtos, redes e profissionais. O documento foi assinado pelo presidente da PI Brasil, Robert Gries, e pelo coordenador dos cursos de automação do Inatel, professor Alexandre Baratella Lugli.
Robert Gries e Alexandre Baratella Lugli.
A PI Brasil também aproveitou a realização do seminário tecnológico para homenagear Marco Padovan, que presidiu a PI Brasil por duas gestões e é Gerente de Engenharia de Aplicação da Sense Eletrônica. Ele recebeu uma placa comemorativa por sua dedicação ao trabalho na Associação.
Marco Padovan com a placa em mãos, recebida der Robert Gries.