No dia 17 de agosto, a PI Brasil e o SENAI Ettore Zanini, reuniram, na sede da escola, em Sertãozinho-SP, profissionais e alunos em um Seminário PROFIBUS & PROFINET.
A abertura do evento contou com apresentações institucionais dos organizadores e, em seguida, o engenheiro Renato Veiga, da Nova Smar, ministrou a palestra Redes Ethernet de Campo – APL, destacando que “ao longo dos anos, a Ethernet acabou se tornando o próximo passo na interface de comunicação dos transmissores no campo, mas sempre com limitações, como número de cabos, distância e segurança intrínseca. O APL chega então como uma mudança na camada física e usa a mesma cabagem de PROFIBUS PA”.
Já o engenheiro Renato Rodrigues, da Pepperl+Fuchs, e diretor de tecnologia Ethernet-APL na PI Brasil, seguiu com o tema Rede PROFINET em Campo com PROFIBUS PA, explorando a convergência Ethernet na indústria de processos, atualização das redes de processos – exemplificando PROFIFUS DP e PROFINET com e sem redundância, e também PROFINET em áreas explosivas – “são poucos os dispositivos adequados para áreas classificadas com PROFINET, pois não é nativo da tecnologia Ethernet ter essa proteção. Aqueles que estão operando possuem métodos de segurança mais relativos ao equipamento que está sendo instalado”, comentou.
Apresentando o Instituto SENAI de Tecnologia, o especialista em Tecnologia, Caio Beltani, também falou sobre o novo programa corporativo da instituição, a Jornada de Transformação Digital, que pode interessar tanto para quem é empresário quanto para fabricantes, explicando como cada uma das partes pode ser beneficiada nesse processo, que inclui oito etapas de consultoria e treinamento.
Kits didáticos
Além das palestras, os participantes também tiveram acesso a demonstrações práticas e puderam interagir com os profissionais das marcas representadas: Altus, Baumier, Datalink, Harting, Nova Smar, Pepperl+Fuchs, Siemens e Westcon.
Uma visita guiada à planta do SENAI Sertãozinho encerrou o evento.