Consolidada no mercado de tecnologia como uma solução robusta de elevado desempenho, conectividade e alta disponibilidade, a Série Nexto de controladores programáveis segue expandindo sua oferta de controle com diferentes produtos capazes de atender às demandas dos mais variados segmentos da indústria.
Para permitir a comunicação entre os equipamentos que operam na rede controle e os instrumentos de campo responsáveis pela detecção de alterações no ambiente, a Altus traz ao mercado o NX6134, primeiro módulo de saída analógica da Série Nexto com suporte à tecnologia HART.
Conheça novo módulo NX6134 com HART
Com uma grande variedade de CPUs, módulos de E/S e de comunicação, a Série Nexto de CLPs conta com características com capacidade de cobrir desde sistemas de automação pequenos do tipo padrão, aplicações com alta disponibilidade em que a redundância é o maior requisito, até sistemas distribuídos com um elevado número de pontos.
O novo integrante da família Nexto de controladores programáveis oferece 4 saídas analógicas de corrente com HART configuráveis individualmente. Os recursos embarcados no produto possibilitam controlar atuadores de campo, como válvula, inversores de frequência e transmissores de pressão, por meio de um sinal 4-20mA convencional.
O equipamento também permite comunicação HART com os instrumentos por meio da porta Ethernet da CPU presente no barramento onde ele está instalando, por meio de uma ferramenta de gerenciamento de ativos com suporte à tecnologia DTM. Esses sinais carregam dados importantes para medição da vida útil dos instrumentos, informações utilizadas por sistemas de gerenciamento de ativos para predizer falhas futuras e programar ações de manutenção antes que possíveis problemas venham a ocorrer.
Confira as principais características do módulo NX6134:
04 saídas em um módulo de largura simples;
Suporte a diferentes escalas de corrente: 0-20 mA e 4-20 mA;
Protocolo HART (4-20mA);
Configuração individual por saída;
Filtros parametrizáveis por software;
Isolação galvânica entre saídas e lógica interna;
Proteção contra surto de tensão;
Diagnóstico de laço aberto;
Visor para diagnósticos de módulo e indicação de estado da saída;
Easy Plug System;
One Touch Diag;
Electronic Tag on Display.
Como utilizar o novo módulo HART NX6134
Para que o NX6134 possa ser utilizado em uma aplicação de automação e configurado em um sistema de gestão de ativos é preciso instalar o programa de comunicação que contém as bibliotecas DTM do modelo, disponível para download no site da Altus.
O processo começa com o módulo NX6014, dispositivos da Série Nexto de entradas analógicas com suporte a HART, recebendo e interpretando os sinais coletados junto aos instrumentos de campo, convertendo para o padrão DTM e redirecionando-os para a CPU responsável pelo processamento. Ao receber as informações, a CPU utiliza sua interface Ethernet conectada à rede para transmitir as informações ao computador onde está instalado o sistema de gerenciamento de ativos.
Com os dados processados, a CPU então retorna um comando ao instrumento de campo original, por meio do novo NX6134. O módulo, então, converte a instrução recebida da CPU em um sinal 4-20mA e o envia ao dispositivo de campo em questão, que pode ser um posicionador de válvula, como o VVP10 da Série Atta de instrumentos HART®.
Para que todo esse procedimento ocorra de forma correta, além de ter instalado o software DTM do NX6014 e do NX6134, o sistema de gestão também precisará das bibliotecas de cada um dos instrumentos monitorados em campo.
Sistemas de gestão de ativos
O gerenciamento de ativos é uma poderosa ferramenta que permite, entre diversas ações, fazer a leitura das variáveis de processo, obter diagnósticos, e parametrizar e calibrar instrumentos de campo. Com o recurso, é possível predizer falhas devido às informações armazenadas no histórico dos ativos, o que significa que a equipe de manutenção pode atuar na causa (manutenção preditiva) e não somente no efeito (manutenção corretiva). Isso é extremamente importante, pois se poderá planejar uma manutenção sem que haja a necessidade de paradas na produção.
Para que o sistema de gestão – instalado em um computador conectado à rede de automação – possa receber e processar os dados coletados pelo módulo NX6014 junto aos instrumentos de campo é preciso utilizar um padrão de comunicação compatível com os padrões do mercado. A tecnologia escolhida para ser utilizada pelo novo módulo HART da Série Nexto foi a Device Type Manager (DTM), padrão com arquitetura aberta criado por um conglomerado de empresas em 2009. Esse sistema permite aos fabricantes de instrumentos e de CLPs desenvolverem "drivers" que atuam na comunicação entre as ferramentas de gestão de ativos e os equipamentos em campo.
Precisão e confiabilidade para controle e instrumentação com tecnologia HART®
Com uma ampla variedade de equipamentos para monitoração e posicionamento de instrumentos de campo, a Série Atta conta com produtos essenciais para suas demandas de instrumentação. Assim como as formigas saúvas, que utilizam as vibrações do solo para se orientar pelas estepes e cerrados, seu negócio também precisa de dispositivos com elevado nível de precisão para monitorar o desempenho e ajustar pontos críticos em seus processos produtivos.
A série de equipamentos da Altus conta com transmissores de pressão, transmissores de temperatura e posicionadores de válvula, além de softwares e acessórios específicos para as demandas de instrumentação de campo. Os produtos da solução possuem alta exatidão, confiabilidade e robustez, aumentando a produtividade e a eficiência dos seus processos, dando mais segurança à operação e reduzindo custos de produção.
Além disso, utilizando ferramentas baseadas em EDDL e FDT/DTM, é possível configurar, calibrar, monitorar e verificar diagnósticos de todos os ativos da sua planta.