Entre os dias 6 e 9 de maio, o time Internacional de Vendas e Marketing da Altus estará em Houston, nos Estados Unidos, participando da Offshore Technology Conference, um dos maiores eventos do mercado global de Óleo & Gás. Como uma das principais desenvolvedoras de tecnologia para exploração e produção do Brasil, a Altus estará mais uma vez presente no evento apresentando suas novidades em automação e controle de processos.
Atualmente, seus produtos são responsáveis por 35% de toda a produção de O&G brasileira e 1/4 das FPSOs em operação no país. São números impressionantes para uma empresa que atua em um dos 10 países que mais produzem petróleo no mundo.
Visite e descubra como a tecnologia embarcada em suas soluções pode aumentar o desempenho, a segurança e a disponibilidade das suas unidades. O time estará esperando por você no estande 624, mesa 27 do Pavilhão Brasil, no NRG Park, em Houston, Texas.
Confira em detalhes o que apresentarão durante o evento:
Segurança e alta disponibilidade para processo de E&P
Os visitantes que passarem pelo espaço da Altus na feira poderão conferir soluções de controle e automação mais avançadas para processos onshore e offshore.
Este ano, o principal destaque ficará por conta das novidades projetadas para os CLPs da Série Nexto, produtos utilizados nas principais FPSOs em operação no Brasil, como as unidades replicantes da Petrobras instaladas nos campos de exploração do Pré-sal. Com alta velocidade de processamento, diagnósticos avançados em tempo real e suporte à redundância de rede, os controladores programáveis Nexto entregam segurança e alta disponibilidades para processos críticos e de alta complexidade, como os encontrados em sistemas de Top-side, Hull e CSS no mercado offshore.
Outro destaque da feira ficará por conta da NX3008, CPU mais avançada da Série Nexto, um produto global com funcionalidades avançadas de software e segurança cibernética capazes de integrar de forma dinâmica as áreas de TI e TA de uma indústria. Criada para atender às demandas de uma indústria cada vez mais conectada, a CPU NX3008 conta com uma ampla variedade de interfaces de comunicação capazes de conectar o equipamento aos mais diferentes sistemas e máquinas do mercado. O novo dispositivo de controle da Série Nexto possui 3 portas Ethernet, sendo 1 do tipo Gigabit e 2 com suporte ao protocolo de comunicação PROFINET Controller, o que permite que o controlador seja utilizado em uma rede com arquitetura em anel MRP.
Totalmente aderente ao universo IoT, a CPU tem capacidade de escrita direta em banco de dados SQLe interação direta com os serviços de hospedagem na nuvem mais relevantes do mercado, como Microsoft Azure, IBM Cloud, Google One e Amazon AWS. Ela ainda possui diferencial presente em poucos CLPs do mercado: conta com WebServer embarcado, ferramenta que permite a criação de telas de supervisão e monitoramento de aplicação sem a necessidade de usar um sistema SCADA.
Outro recurso diferencial presente na unidade é a VPN embarcada, o que cria um túnel privado de conexão direto com a CPU. Essa funcionalidade permite que você acesse a rede de controle do seu negócio de forma remota e completamente segura. Para aumentar ainda mais a segurança do produto, a CPU possui um recurso de firewall.
A nova CPU da Altus também conta com suporte a conexões do tipo FTP, o que habilita o dispositivo a trocar dados com um servidor que utiliza esse modelo de tecnologia. Essa funcionalidade permite que os pacotes de dados gerados pelo controlador, como logs coletados por meio de uma função datalogger, sejam acessados a distância.
Outra nova funcionalidade disponível é sua plataforma Docker embarcada. O recurso, nativo na CPU, torna possível a virtualização de softwares desenvolvidos para sistemas operacionais com tecnologia Unix. O recurso dá mais versatilidade e velocidade à operação do sistema, pois permite o processamento de múltiplos dados dentro da própria CPU.
Nexto Xpress, um CLP compacto all-in-one
Além dos robustos produtos da Série Nexto, também será apresentada a solução Nexto Xpress de CLPs IoT ready. Com diferentes interfaces de comunicação embarcadas e suporte a uma ampla variedade de protocolos de comunicação, os controladores compactos da Altus podem ser utilizados como gateways IoT para pequenas aplicações do mercado onshore. Entre suas muitas funcionalidades 4.0, os produtos Xpress podem, por exemplo, coletar os dados de produção da aplicação em campo por meio de uma rede MODBUS TCP e enviá-los via OPC UA ou MQTT para um sistema supervisório hospedado na nuvem.
Falando em comunicação, o produto conta com interfaces Ethernet, Serial RS 485, CAN e USB embarcadas, possibilitando o suporte a uma variada lista de protocolos de comunicação, como MODBUS TCP e RTU, PROFINET, CANopen e J-1939, IEC 60870-5-104, EtherNet/IP, EtherCAT, OPC DA, OPC UA e MQTT. Os recursos também permitem ao controlador comunicar diretamente com os principais serviços de hospedagem na nuvem do mercado. O modelo XP340, assim como a CPU NX3008, ainda conta com suporte a WebServer.
Os produtos Xpress, assim como os demais equipamentos da Série Nexto, utiliza o software de programação MasterTool IEC XE, plataforma tecnológica baseada em CODESYS com escalabilidade para projetos de micro a grande porte (gratuito até 320 pontos de E/S).
Precisão e confiabilidade para controle e instrumentação com tecnologia HART®
Com uma ampla variedade de equipamentos para monitoração e posicionamento de instrumentos de campo, a Série Atta conta com produtos essenciais para suas demandas de instrumentação. Assim como as formigas saúva que utilizam as vibrações do solo para se orientar pelas estepes e cerrados, seu negócio também precisa de dispositivos com elevado nível de precisão para monitorar o desempenho e ajustar pontos críticos em seus processos produtivos.
A série de equipamentos da Altus conta com transmissores de pressão, transmissores de temperatura e posicionadores de válvula, além de softwares e acessórios específicos para as demandas de instrumentação de campo. Os produtos da solução possuem alta exatidão, confiabilidade e robustez capazes de aumentar a produtividade e a eficiência dos seus processos, dar mais segurança à operação e reduzir seus custos de produção. Além disso, utilizando ferramentas baseadas em EDDL e FDT/DTM é possível configurar, calibrar, monitorar e verificar diagnósticos de todos os ativos da sua planta.