26 fev 2020

Tonon Bioenergia recebe Seminário On Site

A Unidade Santa Cândida, localizada em Bocaina, SP, da Tonon Bioenergia, foi palco de mais um Seminário On Site realizado pela Associação Profibus Brasil América Latina no dia 2 de julho passado. O evento contou com a participação de oito profissionais da planta, que opera, basicamente, com as tecnologias Profibus PA e Modbus.

Ronaldo Messias Corsini, Coordenador de Manutenção, Elétrica e Automação da Unidade Santa Cândida da Tonon Bioenergia, aposta nos resultados positivos da realização de encontros dessa natureza. “Acreditamos na capacitação profissional como um dos principais caminhos para o sucesso e, diante das evoluções tecnológicas já implantadas e outras que ainda serão implantadas na Tonon, vimos nesse seminário uma importante oportunidade para capacitação de nossos colaboradores, sem mencionar que, junto com a capacitação, também temos ganhos com a troca de experiências, as informações e a atualização tecnológica de equipamentos junto aos fabricantes”, destacou.

Segundo ele, o modelo de seminário on-site tem muitos benefícios. “Apresenta uma série de vantagens como a de organizar a presença de 70% a 80% de nosso quadro de colaboradores em uma única vez. Os conteúdos apresentados são sugestivos ao momento de nossa companhia e trouxeram conhecimentos à nossa base, que são os responsáveis diretos pelo sucesso de nossa manutenção”, comentou.

De fato, o seminário foi surpreendente pelo nível de interesse, interação e perguntas formuladas pelos participantes. Foram realizadas palestras sobre os Fundamentos da Tecnologia Profibus DP/PA e ASInterface; Gerenciamento de Ativos; Boas Práticas de Instalação; e Tecnologia Profinet.

O Coordenador de Manutenção, Elétrica e Automação da Unidade Santa Cândida da Tonon Bioenergia entende que a tecnologia Profibus proporciona um leque de vantagens, destacando, contudo, a redução no custo de instalação. “Há pouco automatizamos o setor de Preparo/Extração utilizando a tecnologia Profibus e a redução de custo na instalação foi significativa; com projeto bem executado, as reduções são certas”, confirmou Corsini.

Durante o Seminário, Corsini anunciou que a Tonon Bioenergia investirá na Unidade de Santa Cândida até 2016 em torno de 68 milhões de reais. “Dentro desse investimento encontramos adequações e novas instalações nas áreas de tratamento de caldo, evaporação, fábrica de açúcar e fermentação, as quais seguirão a tendência de padronização na Unidade Santa Cândida da Tonon que é tecnologia Profibus”, concluiu.

 

Palestrantes e colaboradores da Usina Santa Cândida na foto de encerramento do Seminário On Site na Tonon Bioenergia..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *