Em 02 de maio a equipe técnica da Vivace Process Instruments realizou testes de interoperabilidade de seus produtos com os diversos kits Profibus do Centro de Competência Profibus América Latina, localizado na USP de São Carlos.
Os testes foram feitos para garantir a interoperabilidade com os diversos fabricantes de produtos Profibus-PA e Profibus-DP. Os testes foram feitos com os produtos VCI10-UP – Interface USB Profibus-PA e VCI10-BP – Interface Bluetooth Profibus-PA.
Segundo César Cassiolato, Presidente da Vivace, essas interfaces permitem a configuração e a parametrização de produtos Profibus-PA com ferramentas baseadas em FDT/DTM ou em plataforma Androide. “Podem trabalhar em modo local, quando tem a capacidade de alimentar o equipamento Profibus-PA (desconectado da rede Profibus) ou em rede, onde tem a funcionalidade de um mestre Profibus Classe 2”, esclareceu.
Cassiolato acrescenta as características de outro produto, o Repetidor Ótico Profibus-PA VRP10-O que, segundo ele, foi projetado para ser utilizado em redes Profibus-PA, permitindo que interfaces elétricas Profibus-PA (H1, 31.25kbits/s) sejam convertidas em interfaces óticas Profibus-PA e vice-versa. “Isto possibilita comunicação half-duplex em distâncias de até 4 km, com o grande benefício da imunidade EMI. Possui a característica de repetidor Profibus-PA e suporta 31.25kbits/s. Como a fibra ótica é imune a EMI/RFI e loops de aterramento, o VRP10-O garante uma alta integridade dos sinais e disponibilidade da rede Profibus-PA. Tirando proveito das vantagens da tecnologia de transmissão ótica, o VRP10-O pode ser integrado em redes Profibus já existentes, aumentando a tolerância a falhas da rede”, detalhou.
“A Vivace fornece produtos com alto padrão de qualidade e estes testes nos ajudam a validar a interoperabilidade e funcionalidades de nossos produtos em protocolo Profibus e quem ganha é o mercado que tem à disposição produtos confiáveis”, concluiu Cassiolato.