No mês de junho de 2022, a Westcon foi contratada pela CENIBRA - Celulose Nipo-Brasileira S.A., situada em Minas Gerais, para analisar e certificar as redes PROFIBUS em suas máquinas durante a parada geral da planta em 2022. A demanda do cliente consistia em avaliar os novos CCMs em rede PROFIBUS DP instalados na Máquina de Secagem 2, a atualização dos CCMs antigos e o comissionamento de três CCMs novos na Máquina de Secagem 1, também com comunicação em PROFIBUS DP.
Os serviços da Westcon se deram em duas etapas. Na primeira, a equipe de engenharia realizou um levantamento de todos os dispositivos presentes na rede, bem como sobre o estado da instalação do meio físico (cabos, conectores, eletrocalhas etc.). O time de engenheiros identificou que o DCS (mestre da rede) ainda não estava configurado e, por isso, a equipe fez uma análise passiva das redes PROFIBUS DP. Para isso, utilizou-se do analisador de rede ProfiTrace em sua função ProfiCaptain. Esse recurso permite simular o mestre da rede, testar o meio físico e a comunicação com os dispositivos Slave.
Essa análise inicial permitiu identificar muitos pontos que necessitavam de melhorias, por exemplo, cabos com emendas interligando as colunas do CCMs e também alcançar um melhor aproveitamento dos repetidores que já estavam instalados nos CCMs. Com os dados coletados, os engenheiros da Westcon entregaram um relatório à equipe de automação e manutenção da CENIBRA, que ficou encarregada de efetuar as melhorias indicadas.
Já a segunda etapa dos serviços da Westcon foi realizada próxima ao fim da parada das máquinas. A equipe de engenharia chegou ao local três dias antes da partida definitiva das máquinas, a fim de verificar se as melhorias foram feitas corretamente. Além disso, foi realizada uma análise final das redes PROFIBUS DP com o analisador ProfiTrace, já com os DCS em pleno funcionamento. Assim, se a equipe encontrasse qualquer divergência ou problemas nas redes, ainda haveria tempo de realizar correções necessárias antes da partida.
Os engenheiros da Westcon acompanharam todo o comissionamento, auxiliando os responsáveis da planta durante todo o processo, com a verificação dos dispositivos Slave e dos DCS. Nesse momento, a equipe identificou e deu rápida solução para vários problemas, como erro de GSD, dispositivos Slave com endereço duplicado e até a conexão de equipamentos que não deveriam estar conectados na rede. Esse trabalho coordenado entre profissionais da Westcon e da CENIBRA levou à correção rápida de todos os problemas, permitindo que a planta pudesse começar a operar dentro do cronograma planejado.
Já com todos os componentes das redes configurados corretamente e com os motores alimentados e rodando à plena carga, a equipe da Westcon fez novas medições e coletas de dados com o analisador ProfiTrace. A intenção dessa nova medição foi verificar possíveis interferências eletromagnéticas ou outros distúrbios com as redes funcionando em condições reais de operação. A análise constatou que o trabalho de campo foi bem-sucedido e as redes estavam funcionando perfeitamente, em conformidade com o Guideline da PI. A Westcon entregou à CENIBRA um relatório detalhado com todas as medições e dados coletados, topologias, comentários e orientações.