08 ago 2022

WorldSkills: competição agrega Indústria 4.0

Alunos do SENAI Sertãozinho são os primeiros campeões na modalidade; time desenvolveu projeto teste com equipamento da Festo, empresa associada à PI Brasil

Dois alunos do SENAI “Ettore Zanini”, de Sertãozinho-SP, Diogo Oliveira de Mesquita e João Victor Santos Toratti, levaram o ouro nas Olimpíadas do Conhecimento. A etapa trata-se de uma seletiva nacional que define os representantes da Delegação Brasileira na WorldSkills Competition. Nessa edição, os competidores disputaram medalhas em dez modalidades: mecatrônica, indústria 4.0, manutenção de aeronaves, carpintaria de telhados, eletrônica, sistemas drywall e estucagem, construção de estruturas para concreto, funilaria automotiva, marcenaria de estruturas e tecnologia de mídia impressa.

 

Em primeiro lugar na ocupação Indústria 4.0, estreante na competição internacional, os jovens trabalharam com um projeto teste com aplicações de IoT (Internet das Coisas) e automação em uma planta industrial. Eles utilizaram o CP Lab® da Festo, “uma solução completa para ensino e pesquisa de sistemas ciberfísicos (CPS), que prepara estudantes para desenvolver, manter e operar sistemas produtivos industriais com conceitos mais modernos, em que é encontrada a integração das tecnologias de automação (TA) e de informação (TI)”, explica Oscar Yukio Isayama, coordenador de tecnologia e operações da Festo Didactic.

 

Sobre a conquista, os alunos se sentem realizados. “Conseguimos completar nossa caminhada rumo à WorldSkills e fechar com chave de ouro. É uma sensação única, depois de dois anos de muito empenho, de muito aprendizado em tão pouco tempo”, comenta João. “Foi uma experiência incrível, que nos proporcionou contato com ótimos profissionais e acesso a equipamentos de ponta. Ao final do processo, adquirimos habilidades tanto profissionais quanto pessoais”, completa Diogo. Recentemente, eles foram contratados como trainees pelo SENAI-SP e conseguem aplicar o que aprenderam, tanto na área de educação quanto de tecnologia, no atendimento a empresas, além de desenvolverem projetos internos da unidade.

 

Para Rafael Pessoni, instrutor de Formação Profissional, a medalha de ouro é fruto de um trabalho árduo. “Eles se dedicaram de segunda a sábado, de manhã, à tarde e à noite, e ainda enfrentaram a pandemia, com treinamento remoto, e o desafio de uma modalidade nova, sem uma referência de como seria a prova. Eles conheceram o equipamento somente há seis meses da competição. Então, o resultado foi uma surpresa muito especial”, declara.

 

“O nome deles está escrito na história. São os primeiros campeões do Brasil em Indústria 4.0”, destaca o diretor da unidade Sertãozinho, Rafael Henrique de Melo Cunha. Para ele, esse reconhecimento é um privilégio muito grande. “A Olimpíada é a Fórmula 1 do SENAI, em que os alunos têm acesso à tecnologia de fronteira e recebem uma bagagem extraordinária do time de docentes, além do suporte e estrutura da escola, para que possam evoluir seu talento nas áreas tecnológicas. Temos muito orgulho de poder contar com um projeto como esse em nossa unidade e com alunos e professores com potencial para a continuidade desse círculo virtuoso”, completa.

 

Sobre a WorldSkills

A WorldSkills, maior evento de educação profissional, reúne, a cada dois anos, jovens de até 22 anos em uma competição com diferentes modalidades, que correspondem às profissões técnicas da indústria e do comércio. A 46ª edição, em Xangai, na China, originalmente agendada para 2021, foi remarcada para outubro deste ano devido à pandemia de Covid-19, mas foi cancelada definitivamente em maio último.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *