César Cassiolato, Gerente de Produtos, e Marcos Mesquita, Gerente Turnkey & Assistência Técnica, ambos da Smar Equipamentos Industriais Ltda. |
Com a tecnologia Fieldbus, os usuários podem ter diversos benefícios proporcionados pela tecnologia digital e, além disso, podem tirar vantagens e conseguir otimização e redução de custos de distribuição das redes, garantindo segurança e confiabilidade nas operações.
Definição do meio físico H1
O Profibus PA são protocolos de comunicação digital bidirecional que permite a interligação em rede de vários equipamentos diretamente no campo, realizando funções de aquisição e atuação, assim como a monitoração de processos e estações (IHMs) através de softwares supervisórios.São baseados no padrão ISO/OSI, onde se tem as seguintes camadas: Physical Layer, Communication Stack e User Application, onde podemos citar o gerenciamento de forma abrangente com a aplicação e com advento de modelos baseados em Function Blocks (Blocos Funcionais) mais Device Descriptions (Descrição de Dispositivos). O Physical Layer (Meio Físico) é definido segundo padrões internacionais (IEC, ISA). Ele recebe mensagens da camada de comunicação (Communication Stack) e as converte em sinais físicos no meio de transmissão fieldbus e vice-versa, incluindo e removendo preâmbulos, delimitadores de começo e fim de mensagens.
· Para um sinal de comunicação integro, cada equipamento deve ser alimentado com, no mínimo, 9 volts. O meio físico H1 permite que se alimente os equipamentos via barramento. O mesmo par de fios que alimenta o equipamento também fornece o sinal de comunicação. · Comprimento máximo de 1900m/seguimento sem repetidores. · Usando-se até 4 repetidores, o comprimento máximo pode chegar a 9.5 Km. · Um barramento Profibus PA sem segurança intrínseca e alimentação externa à fiação de comunicação dever suportar de 2 até 32 equipamentos em aplicação. · O barramento Profibus PA deve ser capaz de se suportar vários equipamentos em aplicação com segurança intrínseca e sem alimentação: Obs: Pode-se ligar mais equipamentos do que foi especificado, dependendo do consumo dos equipamentos, fonte de alimentação e características das barreiras de segurança intrínseca, e modelo FISCO. · Não interrupção do barramento com a conexão e desconexão de equipamentos enquanto estiver em operação. · Topologia em barramento, árvore ou estrela ou mista.
O modelo FISCO tem as seguintes características: Cabo tipo A: 0.8mm2(AWG18) (*) f) Em termos de terminação:
O conceito FISCO foi otimizado para que seja permitido um número maior de equipamentos de campo, de acordo com o comprimento do barramento, levando-se em conta a variação das características do cabo (R', L',C'), terminadores, atendendo categorias e grupos de gases com uma simples avaliação da instalação envolvendo segurança intrínseca. Com isto aumentou-se a capacidade de corrente por segmento e facilitou para os usuários a avaliação. Além disso, ao adquirirem produtos certificados não precisam se preocupar mais com cálculos, mesmo em substituição em operação.
O comprimento total do cabeamento é a somatória do tamanho do trunk (barramento principal) e todos os spurs (derivações maiores que 1m) sendo que com cabo do tipo A (*), é de no máximo 1900m em áreas não seguras. Em áreas seguras, é de no máximo 1000 m, com cabo tipo A e os spurs não podem exceder 30m.
Basicamente, podemos citar os seguintes elementos de uma rede Profibus:
1) Mestres (Masters): são elementos responsáveis pelo controle do barramento.Eles podem ser de duas classes:
3) Link devices: São dispositivos utilizados como escravos da rede PROFIBUS DP e mestres da rede PROFIBUS PA (H1:31,25kbits/s).São utilizados para se conseguir altas velocidades, de até 12Mbits/s no barramento DP. E ainda:
4) Terminador: consiste de um capacitor de 1µF e um resistor de 100 O conectados em série entre si e em paralelo ao barramento.Tem as seguintes funções:
Cálculo do número de equipamentos em um segmento PA non-Ex
Iremos mostrar o cálculo em um comprimento máximo de 1900m(cabo tipo A), considerando os seguintes dados:
§ Desprezaremos as correntes de FDE, por serem insignificantes comparadas com as quiescentes
E tomando como base a lei de Ohm: V = RxIx(N) N = V/(IxR), onde: N = (19-9)/(12x10-3 x 1.9x 44) = 10 equipamentos Verificando a corrente total com a máxima corrente fornecida pelo coupler, tem-se: I = 10 x 12mA = 120mA < 400mA à OK Vamos admitir agora, cabo tipo A e um comprimento de 1400 m: N = (19-9)/( 12x10-3 x 1.4 x 44) = 13 equipamentos Verificando a corrente total com a máxima corrente fornecida pelo coupler, tem-se: I = 13 x 12mA = 156mA < 400mA à OK Cálculo do comprimento do cabo(tipo A) para 20 equipamentos em um segmento PA non-Ex
L = (19-9) x 1000/(20 x 12x10-3 x 44) = 947 m Verificando a corrente total com a máxima corrente fornecida pelo coupler, tem-se: I = 20 x 12mA = 240mA < 400mA à OK Cálculo do número de equipamentos em um segmento PA Eex ia IIC
Iremos mostra o cálculo em um comprimento máximo de 1000m(cabo tipo A, área Ex), considerando os seguintes dados: § Desprezaremos as correntes de FDE, por serem insignificantes comparadas com as quiescentes E tomando como base a lei de Ohm: N = V/(IxR), onde: N = (12.5-9)/( 12x10-3 x 1.0x 44) = 6 equipamentos Verificando a corrente total com a máxima corrente fornecida pelo coupler, tem-se: I = 6 x 12mA = 72mA < 100mA à OK Cálculo do comprimento do cabo(tipo A) para 8 equipamentos em um segmento PA Eex ia IIC
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Figura 8 – JM400, fácil acomodação do terminador de barramento BT302.
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- O comprimento máximo do segmento é a somatória dos comprimentos dos troncos e spurs, sendo que comprimentos menores que 1m não são considerados
spurs. A quantidade de spurs e o número de equipamentos devem estar de acordo com a tabela 2:
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Tabela 2 – Spur x número de equipamentos PA.
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Figura 9 – Levantamento do comprimento total do segmento PA.
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Conclusão
Vimos neste artigo vários detalhes da rede Profibus PA em termos de meio físico, dimensionamento e instalação que contribuem fundamentalmente como um todo para o sucesso de um sistema de controle e automação Profibus.
Referências
· Material de Treinamento Profibus Smar, César Cassiolato.
· www.smar.com.br