Carl Staffan Dahlstrom, Vice-presidente da HMS Industrial Networks. Contato: std@hms.se
As redes industriais e os barramentos de campo são hoje um segmento de mercado fragmentado com diversas redes e normas. Somente dentro do padrão IEC-61158 existem nove diferentes redes não compatíveis normatizadas. Além disso, existem diversas redes proprietárias de fabricantes que são extensamente utilizadas. Para aumentar a flexibilidade e a produtividade de manufatura é essencial distribuir nas diferentes células de produção as mesmas informações, e disponibilizar esta informação no sistema corporativo (ERP).
Uma planta de automóveis é dividida em diferentes células de produção. Freqüentemente cada célula possui uma rede que é escolhida para otimizar a operação desta célula, a célula de chassis pode utilizar Profibus-DP e a célula de pintura usar Interbus.
Existe uma grande demanda de aplicações para transferir dados entre estas redes, e também destas redes para o sistema corporativo, normalmente por Ethernet. Para uma fábrica que possui diversas redes esta tem sido uma tarefa difícil, envolvendo hardware e software de diferentes fabricantes. A HMS Industrial Networks lança um gateway, que quase suporta qualquer combinação de duas redes. Baseado nos seus cartões AnyBus, que suportam 15 diferentes barramentos de campo (fieldbus) e Ethernet industrial, essas combinações formam uma família com mais de 120 diferentes gateways, possibilitando quase todas as combinações de duas redes industriais.
O gateway AnyBus-X auxilia a integração dos sistemas pela facilidade de intercomunicação entre duas redes e assegura o fluxo transparente da informação por toda a planta. A família de produtos suporta redes como Profibus, DeviceNet, CANopen e CC-Link, bem como duas versões do Ethernet-TCP/IP com os protocolos Modbus-TCP e Ethernet/IP. O AnyBus-X também pode suportar redes como FIP, Modbus Plus, ControlNet, Interbus entre outras.
Os gateways são dispositivos autônomos inteligentes. A carcaça de metal é projetada para ambientes industriais com padrão DIN de montagem em trilhos. O conceito incorpora tanto a interface mestre como a escravo e é capaz de criar mais de 170 combinações, sem que nenhuma programação tenha que ser feita. Você simplesmente escolhe a versão dogateway que suporta as duas redes que você quer fazer a ponte. Para cada uma das combinações possíveis, existe umgateway específico. Isto possibilita a você uma solução flexível e versátil, baseada na comprovada tecnologia AnyBus.
O conceito de gateway é focado primeiramente na transferência de dados cíclicos de I/O entre duas redes. Durante o set-up do gateway, o usuário simplesmente seleciona a quantidade máxima de dados de I/O que quer transferir da rede A para a rede B. Caso as redes industriais suportem uma quantidade diferente de dados de I/O, a rede com menor quantidade de I/O determina quantos dados podem ser transferidos. Para aplicações padrão I/O, a configuração é muito fácil e nenhum parâmetro adicional é necessário.
“O AnyBus-X valorizou nossa instalação de redes no chão de fábrica”, diz Paolo Sartori da EFA Automazione s.r.l (Itália). “Com os gateways AnyBus-X podemos trocar dados entre células usando diferentes redes. Também podemos transferir os dados via Ethernet para o sistema supervisório, usando os protocolos Modbus/TCP ou EtherNet/IP, ou usando o web server para fazer o diagnostico remoto pela internet”.
Sartori conclui: “Isto nos permite manter as instalações atuais e proteger seu investimento, mas também aumenta a produtividade com a coleta maior de dados de diferentes células do chão-de-fábrica”.
A HMS Industrial Networks é uma empresa com operação internacional no campo de comunicação industrial. A HMS desenvolve e fabrica soluções para dispositivos de interface para redes industriais, e é uma das lideres tecnológica deste setor. Desenvolve e fabrica na sua matriz em Halmstad, Suécia. Vendas locais, atividades de suporte para desenvolvedores e para fabricantes de equipamentos são fornecidas pelas quatro filiais em Chicago, Tókio, Beijing e Karlsruh