Para a comunidade PI – PROFIBUS & PROFINET International, o desafio atual é o desenvolvimento de uma visão para o futuro, que seja construída sobre a infraestrutura existente, isto é, mais de 86 milhões de nós PROFIBUS e PROFINET instalados em campo, ou seja, como transferir essa tecnologia já experimentada e testada para o mundo da Indústria 4.0.
Desde a combinação do PROFINET e OPC UA até a suplementação do PROFINET para incluir as tecnologias TSN ao trabalho que está sendo executado na APL (advance physical layer) e na integração vertical e horizontal mostram que a PI já começou a trabalhar no amplo espectro de tópicos para tornar finalmente a Industrial Internet of Things (IIoT) uma realidade.
As semânticas e os modelos de informação desempenharão um papel decisivo no futuro. Os conceitos da Indústria 4.0 não serão possíveis de modo algum até que os dados sejam entendidos por todos. A PI está trabalhando não só em estreito relacionamento com eCl@ss, mas também desenvolvendo modelos específicos de aplicação em cooperação com a OPC Foundation. Nesse cenário, as especificações complementares correspondentes, que colocam os padrões nas mãos dos usuários, no caminho para o mundo da Indústria 4.0, estão sendo elaboradas.
Apesar de todo o trabalho ainda necessário para completar o quadro geral do PROFINET @ I40, os fundamentos básicos já foram lançados décadas atrás. Isso inclui a conformidade obrigatória com os padrões, uma decisão clara para uma arquitetura modular e abertura ao TCP / IP. É isso que torna possível implementar conceitos inovadores da Indústria 4.0 em cima de instalações existentes e colocar soluções práticas nas mãos dos usuários de hoje.
Questões como 5G, LNI 4.0, modelos de informação padronizados e segurança de dados também sinalizam que a abertura para um futuro em longo prazo também vale a pena.
* Referência: PI – PROFIBUS & PROFINET International.