Com a necessidade de efetuar uma medição de nível continua e confiável em silos de armazenamento de produtos sólidos, a Endress+Hauser desenvolveu um radar de onda guiada para atender as exigências e necessidades do mercado neste tipo de aplicação. A Empresa Imerys, localizada na cidade de Mogi das Cruzes, SP, está utilizando em sua planta desde 2004, os radares modelo FMP40 LEVELFLEX para controlar e monitorar o nível de carbonato de cálcio, a principal matéria-prima em seu processo de industrialização.
Segundo a Engenheira Alvina Valentin dos Santos, o projeto para a instalação dos transmissores de nível tipo radar de onda guiada tornou-se realidade devido a uma série de fatores que convergiram para um sistema de medição confiável e de baixo custo de instalação.
A Projetista Alvina V. Dos Santos e o Gerente de Engenharia Paulo Novaes.
Este projeto foi elaborado visando uma substituição do sistema de medição com células de carga, “Com isso conseguimos reduzir sensivelmente o tempo de comissionamento e start-up, pois foi possível colocar os instrumentos em operação em dez Silos ao mesmo tempo”, relatou a Engenheira Alvina.
Devido à emissão de ondas eletromagnéticas guiada por um cabo de aço, que seria o princípio de funcionamento do Radar, é necessário que seja conhecida a DK do produto. A Endress+Hauser dispõe de um instrumento portátil que efetua a medição da constante dielétrica dos produtos a serem medidos na própria linha de produção dos clientes, desta forma, na fase de estudos de projeto, é possível ter com antecedência uma certeza do bom desempenho de funcionamento do Radar.
Silos de carbonato de cálcio.
Com estes procedimentos previamente assumidos pela Endress+Hauser, o cliente pode iniciar o processo de compra com a garantia de boa performance do Radar de Onda Guiada.