SENSE: COOPERAÇÃO EM PROFIBUS E ASI.
Com 30 anos completados em junho passado, a Sense é uma empresa 100% brasileira e, desde a sua fundação, vem desenvolvendo sensores indutivos para a indústria, e hoje é líder de mercado e referência nesta linha de sensoriamento. A empresa conta com uma linha de instrumentos voltados para aplicações em áreas classificadas (Ex) e para a conectividade de campo, incluindo equipamentos para redes Profibus e AS-Interface. A Sense faz parte do quadro da Associação Profibus desde a sua criação. “O intuito foi fortalecer a imagem da Sense como fornecedora de sistemas em redes Profibus e AS-Interface e, ainda, cooperar com a comunidade de automação dividindo experiências através dos eventos promovidos pela associação”, explica o engenheiro Marco Aurélio Padovan. Na sua visão, os eventos da entidade são iniciativas únicas e bastante ricas. “É uma oportunidade de trocamos a camisa da empresa pela da associação e procurarmos enfatizar a tecnologia somente, mostrando aos usuários o leque de diferentes aplicações possíveis com Profibus e ASI”, justifica.
A Sense conta com uma ampla linha de equipamentos para rede ASI e Profibus, com destaque para os módulos de I/O para campo ou painel, os módulos para monitoramento e acionamento de válvulas on-off, além de todos os acessórios necessários para montagem da rede. Já em Profibus PA possui derivadores de rede (junction box) com proteção eletrônica contra curto-circuito. ‘’Uma característica de destaque é que temos toda uma linha para aplicações em áreas classificadas (Ex), onde tivemos a oportunidade de aplicar nosso conhecimento em aplicações Ex com a tecnologia de rede, abrindo possibilidades de aplicações com essas características muito interessantes”, detalha Padovan.
Nesse sentido, uma das aplicações de sucesso com Profibus e ASI implantadas pela Sense foi a automatização da unidade da Transpetro de Paranaguá, com mais de 800 pontos em Profibus DP dentro de área classificada (Ex) e mais de 450 pontos em rede ASI automatizando uma subestação de energia, juntando em uma aplicação várias características interessantes. Essa aplicação, inclusive, já foi exposta em eventos da Associação Profibus.
Padovan afirma que a Sense aposta muito no Profibus e no AS-Interface, pois percebe que, mesmo sendo uma tecnologia que já está consolidada, ainda está em curva de crescimento, ou seja, a cada ano mais e mais usuários estão convergindo para ela. “Acreditamos que seja fruto do constante desenvolvimento, das facilidades de projeto e utilização, assim como da grande diversificação de fabricantes. Hoje o Profibus permite atingir todos os níveis de automação em um único ambiente, através de suas divisões PA, DP e o ProfiNet e, ainda, a possibilidade de fácil integração de uma rede ASI, que também sofreu uma grande evolução nos últimos anos com a inclusão de novas características como, por exemplo, os novos diagnósticos’, avalia.
Pela experiência da empresa, Padovan acredita que hoje o Profibus é o protocolo mais utilizado em projetos novos. ‘’Se forem analisados os projetos que hoje estão no mercado ou mais recentes, o Profibus é o que tem maior número de I/Os, e isto se vale ao fato da facilidade de utilização e também á grande disponibilidade de informações, como os canais disponíveis no site da Associação Profibus’, conclui.
Cinco dos produtos da ampla linha da Sense.
|