+ Seminário Cases no Isa Show
  + Associação Profibus na Daimler Chrysler
  + Reunião na Smar
  + Descrição técnica em português
  + Proftip: dicas para o Profibus
  + Altus promove workshop em São Paulo
  + Seminário da Coester sobre controle e barramentos
  + Endress+Hauser fornece medidor para o IPT
  + Smar apresenta tecnologia Profibus na Isa/Grinst
  + Nova família de UCPs da Atus
  + Unitrans e novo transmissor de pressão IPT Wika

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 14
Novembro 2006

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

Diretor Presidente
César Cassiolato-(Smar)

Diretor Vice-presidente
Alexandre Prado (Siemens)

Diretor Vice-presidente
Marco Padovan (Sense)

Diretor Executivo
Silas Anchieta

Jornalista Responsável
Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.065 / MS 5936).


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

ASSOCIADO


SENSE: COOPERAÇÃO EM PROFIBUS E ASI.

Com 30 anos completados em junho passado, a Sense é uma empresa 100% brasileira e, desde a sua fundação, vem desenvolvendo sensores indutivos para a indústria, e hoje é líder de mercado e referência nesta linha de sensoriamento. A empresa conta com uma linha de instrumentos voltados para aplicações em áreas classificadas (Ex) e para a conectividade de campo, incluindo equipamentos para redes Profibus e AS-Interface.

A Sense faz parte do quadro da Associação Profibus desde a sua criação. “O intuito foi fortalecer a imagem da Sense como fornecedora de sistemas em redes Profibus e AS-Interface e, ainda, cooperar com a comunidade de automação dividindo experiências através dos eventos promovidos pela associação”, explica o engenheiro Marco Aurélio Padovan. Na sua visão, os eventos da entidade são iniciativas únicas e bastante ricas. “É uma oportunidade de trocamos a camisa da empresa pela da associação e procurarmos enfatizar a tecnologia somente, mostrando aos usuários o leque de diferentes aplicações possíveis com Profibus e ASI”, justifica.

A Sense conta com uma ampla linha de equipamentos para rede ASI e Profibus, com destaque para os módulos de I/O para campo ou painel, os módulos para monitoramento e acionamento de válvulas on-off, além de todos os acessórios necessários para montagem da rede. Já em Profibus PA possui derivadores de rede (junction box) com proteção eletrônica contra curto-circuito. ‘’Uma característica de destaque é que temos toda uma linha para aplicações em áreas classificadas (Ex), onde tivemos a oportunidade de aplicar nosso conhecimento em aplicações Ex com a tecnologia de rede, abrindo possibilidades de aplicações com essas características muito interessantes”, detalha Padovan.

Nesse sentido, uma das aplicações de sucesso com Profibus e ASI implantadas pela Sense foi a automatização da unidade da Transpetro de Paranaguá, com mais de 800 pontos em Profibus DP dentro de área classificada (Ex) e mais de 450 pontos em rede ASI automatizando uma subestação de energia, juntando em uma aplicação várias características interessantes. Essa aplicação, inclusive, já foi exposta em eventos da Associação Profibus.

Padovan afirma que a Sense aposta muito no Profibus e no AS-Interface, pois percebe que, mesmo sendo uma tecnologia que já está consolidada, ainda está em curva de crescimento, ou seja, a cada ano mais e mais usuários estão convergindo para ela. “Acreditamos que seja fruto do constante desenvolvimento, das facilidades de projeto e utilização, assim como da grande diversificação de fabricantes. Hoje o Profibus permite atingir todos os níveis de automação em um único ambiente, através de suas divisões PA, DP e o ProfiNet e, ainda, a possibilidade de fácil integração de uma rede ASI, que também sofreu uma grande evolução nos últimos anos com a inclusão de novas características como, por exemplo, os novos diagnósticos’, avalia.

Pela experiência da empresa, Padovan acredita que hoje o Profibus é o protocolo mais utilizado em projetos novos. ‘’Se forem analisados os projetos que hoje estão no mercado ou mais recentes, o Profibus é o que tem maior número de I/Os, e isto se vale ao fato da facilidade de utilização e também á grande disponibilidade de informações, como os canais disponíveis no site da Associação Profibus’, conclui.


Cinco dos produtos da ampla linha da Sense.

 

 


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.