De 25 a 27 de outubro a Smar marcou presença, mais uma vez, no ISA Expo 2005, evento realizado em Chicago, nos Estados Unidos, pela ISA (The Instrumentation, Systems, and Automation Society). A Smar, nesta edição, foi uma das empresas que mais apresentou trabalhos no Congresso de Automação. No estande, o destaque ficou por conta das tecnologias ProfiSafe e ProfiNet.
Na oportunidade, a Smar fez o lançamento do System302, versão integrada, suportando os diversos protocolos, incluindo o Profibus. De acordo com o Diretor de Marketing da empresa, César Cassiolato, isto é possível através do cartão DF73 (HSE Profibus). “Este cartão é um processador da família DFI302 com função gateway e controlador entre HSE (High Speed Ethernet, 100Mbps) e o Profibus-DP. É um cartão mestre classe 1 e é a solução que fornece maior poder de conectividade e flexibilidade, de acordo com as necessidades da aplicação”, explicou.
Suas principais características técnicas são: suporta até 125 equipamentos na rede DP; até 15 racks de I/O; 1 porta Profibus-DP por cartão; 2 portas Ethernet 10/100 Mbs (HSE/ Modbus TCP); 1 porta RS232 (Modbus RTU e diagnóstico local); instanciação de blocos; Flexible Function Block (definido pelo usuário); até 300 blocos funcionais, incluindo blocos de controle, matemáticos, E/S e algoritmos avançados; redundância na rede Ethernet; a conectividade via HSE permite conectividade com os mais diversos protocolos: Foundation Fieldbus, AS-i, Hart, DeviceNet, Modbus, etc.
Segundo Cassiolato, toda a linha Profibus da Smar foi desenvolvida com a mais alta tecnologia do mercado, tendo como grande vantagem a simplicidade na instalação, operação e manutenção. “O mercado americano possui várias plantas com equipamentos Profibus da Smar. Além disso, a Smar é membro do Work Group Profibus, responsável pelas definições do padrão mundial Profibus”, concluiu.