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EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 12
Fevereiro / Março 2006

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

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Diretor Vice-presidente
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Diretor Vice-presidente – César Cassiolato (Smar)

Diretor Executivo
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Jornalista Responsável
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(MTb 11.065 / MS 5936).


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OPINIÃO

Profibus em plataformas

A rede profibus permite reduzir os custos, prazos e escopo de projetos de automação de plataformas marítimas. Estes itens são fundamentais para o êxito e viabilidade econômica dos projetos. A rede Profibus no Brasil está se popularizando, conforme fonte da Associação Profibus. Estima-se que no mercado de automação existem mais de dez milhões de nós Profibus com os seus respectivos barramentos. Esta rede, por ser um protocolo aberto e possuir regras comuns a todos os seus associados, está alcançando uma grande performance de interoperabilidade entre vários fabricantes de CPs, válvulas de controles, comandos elétricos, transmissores e sistemas motorizados. A rede profibus está permitindo também a interação entre diferentes fabricantes de CPs e cartões de entrada e saídas, tornando possível o sonho do projetista de estabelecer diversas possibilidades de interligação entre vários processos.

Tendência do mercado
A tendência do mercado de automação para interligar os instrumentos de campo ao CP é promissor. Atualmente este índice está em fase de crescimento. Hoje, 15% dos dispositivos de campo instalados nos processos provém da rede Profibus ainda jovem. O mercado de automação não só está buscando a excelência na qualidade do produto (MTBF alto), como também um ótimo diagnóstico para alertar/registrar a falha do sistema. A rede Profibus da Altus possui a capacidade de diagnosticar todos os seus dispositivos conectados ao cartão Mestre em uma rede simples ou redundante.

Profibus na Petrobras

Atribuindo estas qualidades ao Profibus e CP, a Petrobras está implementando esta rede em sua planta de processo “Offshore” nos seguintes locais: Plataforma P-18, Namorado-2, Garoupa e Plataforma de Pargo, todos com CPs ALTUS. Está sendo implementada uma nova arquitetura de automação dos CPs nos audaciosos projetos de plataforma marítima. Os vários sub-sistemas de cada processo estão sendo alocados em diversos barramentos ou nós, possibilitando uma melhor segregação destes pontos, no intuito de aumentar a disponibilidade dos equipamentos de controle e intertravamento. A arquitetura implantada é do tipo rack redundante “Hot Stand-by” com diversos barramentos interligados ao CP principal através da rede redundante Profibus. Para casos em que a distância entre o barramento e CP for superior a 100 metros, foi implementada uma rede em anel óptico, utilizando uma interface elétrica Profibus x óptica.

Aplicando todo o recurso da rede
Com base na nova arquitetura de rede foi implementada uma lógica no CP de controle na plataforma de Pargo que comuta a ação automática para a ação manual do controle do processo PID, estabilizando o valor da variável manipulada (MV), quando existir um diagnóstico de falha no cartão analógico de entrada (rompimento da fiação, over range, cartão ausente, corrente baixa do transmissor, fusível queimado do elemento responsável de controle). Este diagnóstico de falha de cartão de entrada e saída está disponível na rede Profibus da Altus e pode ser tratado com a melhor conveniência.

Reduzindo os custos com a rede Profibus
Redução nos custos, prazos e escopo de um projeto de automação de plataformas marítimas são fundamentais no êxito e na viabilidade econômica do projeto. Na automação da plataforma de Pargo foram implementados vários tipos de equipamentos de controle e intertravamento tais como: válvulas motorizadas, válvulas de controles, válvulas On/Off, transmissores e “gateway” de redes (Profibus PA, rede ASI e interfaces óticas Profibus DP), todos com o mesmo ponto comum, interligados na rede Profibus DP e no CP Altus. Esta arquitetura diminui em 30% o custo do projeto na interligação de campo. A ação reduziu o custo de bandejamento, suportes, multicabos, caixas de passagem, planejamento, embarques na plataforma, atualização de desenhos de layout de campo e custo de aquisição de cartões de entrada e saída do CP.

Diagnóstico Profibus
No projeto de automação foram implantadas telas do fluxo de processo de extração de óleo e gás e diagnósticos de cada sistema. A tela de diagnóstico no supervisório informa o status de cada interface: cartão de entrada, cartão de saída, cartão inteligente CP, Ethernet, Mestre Profibus, interface ótica, status de cada escravo profibus, status das válvulas, comandos elétricos, rede redundante e módulos eletrônicos do tipo gateway. Pode ser realizado um diagnóstico perfeito devido a disponibilidade de diagnóstico da rede Profibus. O operador na sala de controle pode visualizar o processo desde a planta até os dispositivos de controle e de intertravamento.


Técnicos da Altus e Petrobras durante Teste de Aceitação em Fábrica dos painéis de Garoupa, coordenado pelo Engº Denyson da Petrobras ao centro.


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