No Brasil há 37 anos, a Festo Automação ingressou na Associação Profibus em razão da sua ampla e diversificada linha de produtos com a tecnologia Profibus integrada – que vão desde terminais de válvulas, CLPs e I/Os remotos até sistemas de servoposicionamento para manipulação.
Além disso, outros fatores são fundamentais como, por exemplo, a parceria em soluções de automação com empresas que também possuem tal tecnologia, o relacionamento estreito da sua matriz na Alemanha com a Associação Profibus Internacional e empresas associadas e, especialmente, o auxílio na divulgação ao mercado da tecnologia.
A Festo é uma das líderes na produção e comercialização de equipamentos para automação industrial. É a maior fábrica do grupo fora da Alemanha, tendo iniciado suas atividades em 1968, quando a empresa passou a comercializar cilindros e válvulas pneumáticas. Hoje a sua linha de produtos é composta principalmente por: cilindros/atuadores/guias; válvulas; unidades para tratamento de ar; terminais de válvulas; sensores, pressostatos e controladores programáveis; conexões e engates; tubos e mangueiras; sistemas de manipulação; servoposicionamento; produtos para indústria de processos; e elementos especiais. São mais de sete mil itens comercializados no Brasil, utilizados em indústrias automotivas, eletroeletrônicas, de alimentos, de bebidas, de plásticos, de embalagens, e de máquinas, entre outras.
Bruno Cesar Tassinari, Gestor de Produtos da Linha Eletrônica salienta que, dentre os serviços oferecidos pela Festo, destacam-se: o desenvolvimento de produtos especiais; os sistemas de comando e automação industrial; a consultoria em ar comprimido; os contratos de manutenção; o retrofiting (atualização tecnológica de máquinas e produtos pneumáticos); a instalação de sistemas pneumáticos e eletropneumáticos; os cursos de capacitação profissional; além das unidades móveis de exposição.
A grande e variada linha da Festo com a tecnologia Profibus integrada é composta por produtos, tais como: Terminais de válvulas CPV, CPX e MPA que são utilizados como escravos inteligentes (programáveis) ou não de rede para automação elétrica e/ou pneumática descentralizada; Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) atuando como mestre ou escravo de rede já com recursos otimizados (parametrização) para aplicações de produtos Festo, entre outros, em Profibus, agilizando, assim, o tempo de implementação da solução e garantindo o resultado de integração dos produtos (única fonte de solução); Sistemas de servoposicionamento elétrico e pneumático, que vão desde o servomotor, motor de passo e válvula proporcional até os atuadores como fusos de esfera tipo DGE-SP, correia dentada tipo DGE-ZR, cilindro pneumático com guia integrada ou não.
“O próximo lançamento com tecnologia Profibus integrada será a garra pneumática HGPPI, cujos mordentes são servoposicionados proporcionando suavidade de movimento para objetos frágeis mas com grande força de pega quando necessário”, adianta Tassinari.
Ela afirma que os segmentos industriais nos quais a empresa registra aplicações de sucesso onde a tecnologia Profibus é o diferencial são os de alimentos e embalagem e, ainda, o automotivo. “É aqui onde nosso maior potencial é aplicado com o diferencial do Profibus embarcado. O motivo do emprego dessa tecnologia está principalmente nas grandes dimensões das máquinas (facilita a instalação), assim como todos os recursos de diagnósticos oferecidos pelo Profibus. Apenas para informação, o benefício dado por esse diagnóstico está na rapidez de manutenção, segurança para a máquina e operador, entre outros”, justifica.
O Gestor de Produtos da Linha Eletrônica da Festo confirma que a tecnologia de rede Profibus é dominante na Europa, principalmente na Alemanha. “Isto se dá pelo fato de que o próprio mercado (cliente) europeu exige cada vez mais rendimento de suas máquinas a um custo mínimo, assim como as regras para segurança do operador e da própria máquina estão cada vez mais exigentes. Isto acontece por causa da competitividade que existe no mundo globalizado de hoje no que se refere à qualidade, segurança e produtividade. A tecnologia Profibus oferece essas condições pela concepção da sua arquitetura. Como o Brasil é o maior parque industrial alemão fora da Alemanha, é muito fácil encontrar usuários brasileiros usufruindo essa tecnologia com o mesmo conceito de necessidade do mercado europeu”, avalia.
Sua visão de futuro para a aplicação da tecnologia Profibus no mercado é otimista. “Como no Brasil a mão-de-obra operária é bem mais barata do que a européia, ainda utilizamos mais tecnologias convencionais do que redes de comunicação industrial como o Profibus. Com o mercado propício para exportação e a concorrência dos produtos importados com alta qualidade, as indústrias brasileiras estão procurando cada vez mais tecnologias de ponta para empregar em suas máquinas para atingir a competitividade necessária para ‘brigar de igual para igual lá fora' e também aqui no Brasil”, acrescentando que prevê que, em poucos anos, teremos um parque fabril semelhante ao dos europeus no que diz respeito à tecnologia das máquina.
Ao mesmo tempo, Tassinari aposta no preparo profissional dos especialistas da área. “Um outro fator importante para essa mudança está no fato de que as novas gerações de profissionais que entram nesse mercado, estão bem mais preparadas para interagir com tecnologias de ponta, como é o caso do Profibus”, conclui.
|
|
|
|
Alguns produtos da ampla e diversificada linha de produtos com Profibus da Festo Automação. |