A especificação de segurança PROFINET recebe um polimento fino
A especificação de segurança PROFINET recebe um polimento fino
A segurança no campo da tecnologia operacional (TO) está se mostrando um requisito decisivo para a coleta segura de dados, o que é de crucial importância quando se trata de implementar projetos de digitalização. A digitalização significa, por exemplo, a otimização dos processos de produção e alinhamento entre os mundos físico e digital. Ao mesmo tempo, os requisitos normativos sobre a segurança cibernética de máquinas, sistemas e empresas estão se tornando mais rigorosos.
A PI (PROFIBUS & PROFINET International) percebeu há algum tempo que os requisitos subjacentes na área de segurança TO são de extrema importância. Especificações passo a passo, provas de conceito e diretrizes foram desenvolvidas por grupos de trabalho técnico. Esse processo possibilita adaptar o escopo de maneira gerenciável e flexível.
A Classe de Segurança 1 do PROFINET agora passou para a implementação concreta. Para isso, a PI estabeleceu infraestrutura para a assinatura de GSDs. Os elementos básicos para as Classes de Segurança 2 e 3 foram definidos nas especificações mais recentes e incluem uma definição de criptoalgoritmos e manipulação de certificados, entre outras coisas. Isso significa que os fabricantes de hardware e firmware já puderam começar o desenvolvimento. No momento, as funções finais - algumas das quais também foram derivadas da IEC62443 - estão sendo especificadas em detalhes, incluindo relatórios de segurança.
Como esperado tanto pelos membros quanto pelos usuários, a PI está estabelecendo a certificação ao lado disso. O resultado será uma tecnologia de segurança aplicável e reconhecida que atende aos requisitos respectivos e foi desenvolvida em estreita cooperação com fabricantes, usuários e instituições e autoridades relevantes.
Com esse progresso concreto, a PI está fazendo uma contribuição valiosa para o fortalecimento da cibersegurança no campo TO e também ajudando a tornar a transformação digital na indústria mais segura.
Um conceito abrangente de segurança para o PROFINET faz uma contribuição crucial para a cibersegurança de sistemas e máquinas.