Agroindústria canadense utiliza CLP Xpress para automatizar parte de sua produção
Agroindústria canadense utiliza CLP Xpress para automatizar parte de sua produção
Alimentar 8 bilhões de bocas famintas com todas as calorias e nutrientes de que precisam no dia a dia não é uma tarefa fácil. Para conseguir atender à crescente demanda por alimentos em todo o mundo, empresas agrícolas investem cada vez mais em tecnologia de ponta para melhorar o desempenho de seus processos e reduzir perdas em safras. Seguindo esse padrão, uma empresa do ramo agrícola, localizada na província de British Columbia, Canadá, buscou nos CLPs Nexto Xpress a tecnologia necessária para automatizar uma linha de distribuição de fertilizantes e garantir o abastecimento completo de nutrientes ao seu plantio.
Nesse projeto, a Softac Systems, empresa parceira da Altus no Canadá, desenvolveu uma nova solução de controle para o motor a diesel da bomba de pressurização utilizada na linha flexível responsável pela correta distribuição dos fertilizantes no campo. Usando a tecnologia dos controladores programáveis Nexto Xpress, linha de CLPs compactos da Altus, a solução controla diferentes processos do motor, incluindo aceleração, partida e parada, marcha lenta e desligamento em caso de falha crítica, como alta temperatura do líquido de arrefecimento, aumento na pressão de saída ou erro crítico nos sensores periféricos.
A arquitetura projetada conta com um CLP XP340 como peça principal. O equipamento atua no monitoramento das variáveis ligadas a diferentes sensores do processo, incluindo nível de combustível, pressão de entrada, pressão de saída e fluxo, contador de pulso de volume (do medidor de vazão) e desligamento do motor. Na aplicação desenvolvida, o CLP Nexto Xpress comunica diretamente com o motor por meio do protocolo de comunicação J1939 e utiliza controle discreto para acionamento das válvulas hidráulicas, bomba hidráulica e bomba primer.
Arquitetura da agricultura
Por meio do suporte a WebServer embarcado no controlador XP340, o operador do processo pode acessar o sistema de supervisão de forma remota usando um tablet, laptop ou smartphone. Para manter as informações sobre a operação atualizadas e disponíveis para consulta pela gestão do negócio, a solução aplicada também envia os dados do sistema para um servidor remoto via MQTT. Essa combinação entre características IoT e padrões tradicionais do mercado, como suporte aos protocolos CANopen e PROFINET, faz dos controladores Nexto Xpress produtos verdadeiramente all-in-one e permite que sejam utilizados em diferentes aplicações da Indústria 4.0.
Com recursos de programação avançados, como flexibilidade e simplicidade, e devido às várias opções de conectividade disponíveis, o CLP Nexto Xpress permite a integração entre diferentes produtos de automação de forma simples e de fácil utilização. A solução aplicada permitiu ao cliente controlar remotamente um motor de acionamento da bomba, eliminando a necessidade de ter uma pessoa no local responsável pelo controle. A nova arquitetura também elevou o nível de controle sobre a operação ao agregar uma sequência completa de diagnósticos referentes ao status do motor e do processo.