BELDEN - Soluções Industriais em Transmissão de Sinais
BELDEN - Soluções Industriais em Transmissão de Sinais
BELDEN, referência mundial no segmento de conectividade, contém soluções voltadas para o mercado de automação e redes industriais. Do chão-de-fábrica ao ERP, em todos os níveis você pode confiar.
Com a introdução do conceito de Indústria 4.0 nas empresas, é notável a transformação tecnológica nas companhias. Essa quebra de paradigmas será multinível e interoperável, isto é, mudanças verticais (entre níveis) e horizontais (entre departamentos) assimilando-se com um smart-grid. A proposta é que todos os equipamentos e sistemas de gestão estejam (inter)conectados em uma rede Ethernet, permitindo tráfegos M2M (Machine-to-Machine), M2O (Machine-to-Object) e M2B (Machine-to-Business). Assim sendo, todos os equipamentos smart compartilham três principais elementos: componentes físicos (partes mecânicas e elétricas), componentes inteligentes (sensores, softwares etc.) e componentes de conectividade (protocolos, cabos, conectores, equipamento de rede etc.).
Nesse contexto, switches, roteadores e firewalls com características industriais são essenciais para assegurar a robustez, confiabilidade, disponibilidade e segurança da operação e, por consequência, da planta. Não basta operar em ambientes críticos, é necessário certificar que o equipamento funcione quando mais se necessita. Esse é um dos motivos pela busca incessante de qualidade nas marcas BELDEN (Belden, Poliron, Hirschmann, GarrettCom, Tofino, Lumberg Automation, entre outras).
Os switches, roteadores e firewalls da HIRSCHMANN, uma marca BELDEN, são utilizados em diversos segmentos, entre eles: automação, processos, infraestrutura, naval, energia (geração e distribuição), solar, transporte etc. Em todos estes mercados, conceitos de proteção e segurança de rede contra ataques cibernéticos estão presentes e em crescente ascensão, os quais tendem a seguir guias de boas-práticas internacionais como a ANSI/ISA 62443.
Visando esse mercado, a HIRSCHMANN desenvolveu o EAGLE One (Fig. 1) – firewall industrial com NAT 1:1 (Network Address Translation). Equipamento robusto, consolidado no mercado, apresentando inúmeras aplicações industriais ao redor do globo, o EAGLE One consegue limitar o acesso da rede para um serviço e/ou endereço IP específico, ou seja, apenas usuários autorizados têm acesso a esta rede protegida. Em outras palavras, o EAGLE One é a primeira barreira contra ataques cibernéticos na indústria – seja ele intencional ou não. Com a aplicação desse equipamento na sua indústria, a depender da topologia utilizada, todos os demais dispositivos de automação (CLP’s, switches, gateways, IHM’s, robôs etc.) estarão protegidos (Fig. 2).
Fig. 1 – EAGLE One Security Router.
Fig. 2 – Firewall industrial.
Conheça também nossas soluções adicionais em segurança industrial, como o Tofino (capaz de realizar o DPI – Deep Packet Inspection), o Eagle 20/30 (multiportas), entre outros. Portanto, quer saber mais sobre este equipamento e demais soluções industriais para transmissão de sinais? Contate-nos!