Conheça a TB340, nova maleta para treinamento e capacitação técnica da Altus
Conheça a TB340, nova maleta para treinamento e capacitação técnica da Altus
Essa é uma história que já contamos várias vezes, porém, não cansamos, ou melhor, temos orgulho de afirmar: a educação é uma de nossas bandeiras. Desde a nossa fundação, em 1982, durante um curso de pós-graduação na UFRGS, temos cultivado um profundo e intenso relacionamento com o tema.
Ao longo de nossos primeiros 38 anos de história, nos envolvemos em diferentes projetos de incentivo à educação e ao desenvolvimento técnico, tanto de estudantes quanto de profissionais da área de tecnologia. A entrega de 13 CLPs Nexto Xpress para os laboratórios de aulas práticas da Escola Técnica Liberato, que você pode acompanhar no Blog I&A, foi uma das ações mais recentes que fizemos nesse contexto. Porém, além de fazer doações de equipamentos, ministrar cursos e patrocinar eventos, ainda desenvolvemos produtos específicos para treinamento e capacitação técnica de profissionais.
Laboratório de automação portátil
Com recursos que permitem realizar simulações de elementos presentes nos mais variados sistemas de automação industrial, nossas maletas Training Box Altus são uma solução didática completa para laboratórios de pesquisa e treinamento de empresas e de instituições de ensino. Tradicionalmente fabricadas com CLPs da Série Duo, a família agora ganha um novo membro com alta tecnologia, que permite aos usuários explorar os novos conceitos da Indústria 4.0 e da Internet das Coisas (IoT). Conheça a TB340, modelo de Training Box com CLP Nexto Xpress embarcado.
A solução tem como unidade central um controlador programável XP340, CLP de alta velocidade e com elevado nível de conectividade. Modelo mais avançado da linha Nexto Xpress, o produto conta com uma porta Ethernet com suporte a diversos protocolos, como MODBUS TCP, EtherNet/IP Scanner, IEC 104, OPC DA, OPC UA e MQTT, uma porta USB com adaptador Wifi para desenvolvimento de aplicações IoT, uma interface CAN para comunicações CANopen ou protocolos proprietários e um canal serial RS-485 com MODBUS RTU. O controlador ainda possui suporte à Web Server, ferramenta que permite a criação de telas de supervisão e monitoramento de aplicação sem a necessidade de usar um sistema SCADA.
Além do CLP Xpress, a maleta possui bornes para conexão de entradas e saídas digitais com LEDs para indicação de estado, para saídas analógicas tensão e correte e, também, para entradas analógicas em escala de tensão e corrente, RTD e potenciômetro. O recurso ainda conta com um voltímetro digital para indicação de estado de saída analógica e um circuito dedicado, que permite realizar simulações de controle e distúrbio em laços PID.