Diretoria de IO-Link tem relatório consolidado da tecnologia
Diretoria de IO-Link tem relatório consolidado da tecnologia
No fim de julho deste ano, a Diretoria de IO-Link da Associação concluiu um levantamento de dados sobre a presença/uso da tecnologia no País. As informações são referentes a 2019 e 2020, coletadas junto às associadas que aplicam a tecnologia. Foram considerados no estudo Mestres IO-Link: Hubs IO-Link (digitais e análgicos) e Dispositivos IO-Link (Sensores, Instrumentos e Transdutores e Outros, como RFID, Visão, Stack Lights).
Segundo André Petroff, diretor-presidente da Associação, a partir do relatório, os fabricantes de sensores e os de outros dispositivos IO-Link, como mestres IO-Link / atuadores, e que hoje são associados a PI Brasil, têm acesso a dados estatísticos de mercado. “O levantamento ajuda as empresas a avaliar o atual potencial de vendas de IO-Link no Brasil, bem como a taxa de crescimento na adoção da tecnologia ao longo do tempo. E, a partir dessas informações, tomar decisões estratégicas sobre o fomento de seu próprio portfólio IO-Link nos negócios, como um player ativo”, destaca.
O diretor da tecnologia na PI Brasil, Allan Santos, acrescenta que os dados estatísticos de IO-Link poderão ser convertidos para os associados também como argumento para propagação da tecnologia no mercado. “Entender a aceitação e expansão de IO-Link no Brasil servirá como guia para os planejamentos e desenvolvimentos futuros, dará mais poder de convencimento às equipes técnico-comerciais e mais segurança aos clientes que estão curiosos e/ou inclinados à adoção dessa tecnologia revolucionaria”, completa.
A pesquisa faz parte de um trabalho de estatísticas que a PI Brasil está implantando e que vai levantar dados de outras redes de comunicação industrial que promove. Com a construção de uma série história, a Associação terá um panorama atualizado do sistema de automação brasileiro e, como isso, poderá definir estratégias mais assertivas, tanto para mitigar gargalos do setor quanto para identificar oportunidades de melhorias, inclusive para aumentar a participação das tecnologias no mercado, gerando maior produtividade e possibilidades de negócios aos usuários.