Com o advento da Indústria 4.0 (I4.0), a interoperabilidade entre equipamentos é um requisito fundamental na automação do chão-de-fábrica. Logo, ter a capacidade de adaptar-se aos protocolos Ethernet industriais pode ser considerado um grande diferencial.
No contexto da I4.0, existe uma convergência no entendimento de que os sensores e ativos estejam conectados e visíveis uns aos outros – uma derivação do conceito Cyber Physical System (CPS). Dessa forma, em aplicações industriais, o protocolo IO-Link tem sido considerado um dos métodos mais recomendados para conexão entre os sensores/atuadores e módulos IO’s, permitindo a parametrização e controle desses componentes. Por sua vez, a comunicação entre módulos IO’s e Controladores Lógico Programáveis (CLP) não é parametrizada, sendo, portanto, adotado um padrão proprietário, diz-se, de cada empresa ou integrador de sistemas.
Nesse âmbito, as soluções multiprotocolo são ótimas alternativas para integradores e clientes finais, pois consegue-se utilizar um mesmo módulo IO em diferentes protocolos industriais, incluindo o PROFINET e IO-Link. Algumas das vantagens desse uso são:
Redução de peças sobressalentes, que atendam a diversos protocolos industriais;
Simplificação do processo de compras, visto que apenas um módulo atende à diversos protocolos Ethernet;
Flexibilização na aplicação, pois permite a generalização dos conceitos de rede das máquinas industriais;
Facilidade na troca/manutenção do componente, visto que o módulo se adapta aos principais protocolos industriais de automação do chão-de-fábrica;
Minimização do tempo de parada (downtime) e otimização do OEE (Overall Equipment Effectiveness), por consequência, redução dos custos e maximização da operação.
Como solução para esse segmento, a LUMBERG AUTOMATION, uma das marcas BELDEN, apresenta a família LION-POWER 0980 ESL, remotas IO’s multiprotocolo, cujas principais características são:
Compatibilidade com diferentes protocolos industriais, incluindo o PROFINET e IO-Link (classes A e B);
Conector de alimentação do tipo M12-power (padrão “L”), até 16A por conexão;
Diversas configurações de portas (16DIO (universal) / 16DI / 16DO / 8DI-8DO);
Canais de saída (atuadores) com corrente máxima de até 2A;
Carcaça metálica IP67, com possibilidade de upgrade para IP69K (a depender dos cabos/conectores utilizados);
Temperaturas extremas de operação (-20ºC...+70ºC);
Dois layouts de hardwares disponíveis: standard (60mm) e compacto (30mm).
Assim como todo o portfólio da BELDEN, este equipamento foi concebido para atender aos mais altos níveis de confiabilidade, flexibilidade, mantenabilidade e interoperabilidade, sendo projetado e desenvolvido com foco em ambientes industriais de alta criticidade.
As soluções Belden e de suas marcas, Hirschmann, Lumberg Automation, GarrettCom, Tofino, Tripwire e Poliron, auxiliam, projetistas e usuários, no desenvolvimento e operação de um sistema industrial crítico. Contate-nos para receber mais informações sobre os módulos IO’s e demais soluções para redes industriais.
BELDEN, referência mundial no segmento de conectividade, contém soluções voltadas para o mercado de automação e redes industriais. Do chão-de-fábrica ao ERP, em todos os níveis você pode confiar.