A PI Brasil, por meio de seu diretor vice-presidente e tesoureiro, Carlos Ribeiro, do diretor de SAFETYBUS, Márcio Venturelli, e do gerente geral, Silas Anchieta, firmou mais uma parceria, na manhã de segunda-feira, 14 de maio, em Sertãozinho (SP).
A partir de agora, a Escola Senai Ettore Zanini, localizada no principal polo tecnológico voltado ao setor sucroenergético do país – na oportunidade representada pelo seu diretor, Luiz Zambon Neto, e pelo professor e coordenador de Atividades Técnicas, Júlio César Melli –, passa a ser colaboradora nas ações realizadas pela associação, visando à promoção das tecnologias PROFIBUS/ PROFINET/ PROFISAFE/ PROFIDRIVE/ PROFIENERGY/ IO-LINK/ AS-INTERFACE.
“É muito importante para nós ter a nossa marca ligada a instituições de valor, agregando à filosofia da escola, num trabalho tanto institucional quanto de forma individual com as empresas associadas, promovendo coletivamente conteúdos técnico e tecnológico, conceitos e mercados para alunos e professores”, ressaltou Zambon Neto.
No encontro, Ribeiro e Venturelli aproveitaram para entregar ao diretor da unidade um exemplar em português do livro ‘Comunicação Industrial com o PROFINET’, de Manfred Popp, cuja tradução foi revisada pelo professor do Centro de Competência e Treinamento PROFIBUS Certificado / INATEL Santa Rita do Sapucaí (MG), Alexandre Baratella Lugli, e a edição lançada em abril, na capital paulista.
A obra, direcionada a técnicos, tecnólogos e engenheiros já atuantes ou em fase de estudo em sistemas de automação e controle industrial, com ênfase em redes industriais, ficará à disposição dos alunos e professores para consulta/pesquisa, na biblioteca da Escola Senai.
Minicursos
A parceria entre Escola Senai Ettore Zanini e PI Brasil começou a todo vapor. Tanto é que, para agosto próximo, já está sendo desenhada uma programação de minicursos.
A ‘Semana Protocolos Industriais e Indústria 4.0’ irá apresentar, de forma técnica, as tecnologias PROFIBUS (manutenção e diagnóstico); PROFINET (aplicações); e Indústria 4.0 e IO-LINK.
As capacitações serão oferecidas na própria unidade do Senai Sertãozinho, que serão complementadas com visitas guiadas à Unidade Piloto de Produção de Etanol, que conta com os setores de Fermentação, Destilaria, Utilidades – Caldeira e tratamento de água, Centro de Operação e a Central de Comando de Motores.