+ Dicas de dimensionamento e instalação em redes Profibus PA

  + Módulo AL-2605 Altus
Notícias
  + Associação: as primeiras novidades para 2005.
  + Smar oferece solução completa em Profibus
  + Endress+Hauser e Rockwell Automation consolidam ofertas

OUTRAS EDIÇÕES

Edição 01 - Abril 2004
Edição 02 - Junho 2004
Edição 03 - Agosto / Setembro 2004
Edição 04 - Outubro / Novembro 2004
Edição 05 - Dezembro 2004/ Janeiro 2005
Edição 06 - Fevereiro / Março 2005
Edição 07 - Abril / Maio 2005
Edição 08 - Junho / Julho 2005
Edição 09 - Agosto / Setembro 2005
Edição 10 - Outubro / Novembro 2005
Edição 11 - Dezembro 2005 / Janeiro 2006
Edição 12 - Fevereiro / Março 2006
Edição 13 - Julho / Agosto 2006
Edição 14 - Novembro 2006
Edição 15 - Abril 2007
Edição 16 - Junho 2007
Edição 17 - Fevereiro 2008
Edição 18 - Julho 2008
Edição 19 - Outubro 2008
Edição 20 - Março 2009
Edição 21 - Julho 2009
Edição 22 - Dezembro 2009
Edição 23 - Julho 2010
Edição 24 - Março 2011
Edição 25 - Julho 2011
Edição 26 - Fevereiro 2012

EXPEDIENTE

PROFINEWS BRASIL
Edição nº 06
Fevereiro / Março 2005

PROFINEWS BRASIL é uma publicação eletrônica bimestral da ASSOCIAÇÃO PROFIBUS, distribuída a seus associados, fornecedores e usuários das tecnologias PROFIBUS e AS-i.

Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade.

Diretor Presidente
Paulo Roberto Figueiredo de Camargo (Siemens)

Diretor Vice-presidente
Bruno C. Tassinari (Festo)

Diretor Vice-presidente
César Cassiolato (Smar)

Secretário Executivo
Silas Anchieta

Jornalista Responsável
Sílvia Bruin Pereira
(MTb 11.065 / MS 5936).


Associação PROFIBUS
Caixa Postal 11.063-9
CEP 05422-970
São Paulo - SP
Fone/Fax (11) 3082-3451
www.profibus.org.br
profibus@profibus.org.br

NOTÍCIAS

Endress+Hauser e Rockwell Automation consolidam ofertas

O Grupo Suíço Endress+Hauser (automação de processos) consolida suas ofertas através de uma colaboração estratégica com a Rockwell Automation, Inc. (Milwaukee/USA). Juntas as duas companhias fornecerão soluções abrangentes para engenharia, operação e gerenciamento de fábrica para clientes com as tarefas híbridas da automação (automação da produção e do processo), utilizando modernos dispositivos de medição da Endress+Hauser e a plataforma integrada de controle, comunicação e visualização da Rockwell Automation. A colaboração independente dos dois fornecedores faz a automação do processo e a produção mover-se em conjunto e simultaneamente sublinham a importância de padrões atuais abertos tais como FDT na automação industrial.

Endress+Hauser que especializada em soluções da instrumentação e automação de medição para a engenharia de processos industrial trabalhará em conjunto com a Rockwell Automation que executa e que testa toda a potencialidade dos dispositivos da Endress+Hauser com os controladores Logix da Allen-Bradley e o software de RSLogix 5000. De um lado os protocolos de comunicação padrão tais como "Fieldbus Foundation" ou "HART" são usados. A Rockwell Automation por sua vez, como um dos líderes de fornecimento a nível mundial para a automação industrial, utilizará o software FieldCare desenvolvido pela Endress+Hauser em seu portfólio RSMACC do software de manutenção. Baseado na tecnologia aberta FDT/DTM (Field Device Tool/Device Type Manager), o FieldCare permite configuração, operação, manutenção e gerenciamento de uma larga escala de modernos dispositivos de campo.

Soluções de gerenciamento de ativos com tecnologia FDT
O Grupo de Interesses em FDT (FDT Joint Interest Group -JIG) anunciou um importante projeto para gerenciamento de ativos. Em Diosynth, uma unidade de negócios da Akzo Nobel, o FieldCare da Endress+Hauser fornece gerenciamento centralizado de todos os recursos nesta nova planta. Atualmente, Diosynth é um dos maiores fabricantes de ingredientes farmacêuticos ativos no mundo com vendas anuais de mais de 500 milhões de Euros, fornecendo mais de 100 produtos a companhias farmacêuticas em todo o mundo.

Peter van Heuvel, gerente técnico da companhia holandesa Diosynth, afirmou: ”O FieldCare baseado na tecnologia padronizada FDT, fornece as melhores soluções na classe cobrindo a base instalada na planta e é a ferramenta central para controlar todos os instrumentos incluindo sua documentação”.

A respeito de necessidades futuras para condições de monitoramento, troca de informações com os sistemas de negócios com o propósito de validação, a tecnologia FDT fornece a abertura necessária para expansões posteriores. “Em todos os estágios em nossas plantas, o FieldCare, juntamente com o sistema de comunicação Profibus, nos forneceu os benefícios que necessitávamos para nos preparar para o futuro”, concluiu Peter van Heuvel.

No Brasil, Carlos Behrends, Diretor Gerente da Endress+Hauser Controle e Automação, manifestou que “temos observado um expressivo aumento de interesse dos clientes, tanto em tecnologias de comunicações ao nível de campo, quanto à gerenciamento de ativos. Este interesse norteia nossas decisões quanto ao desenvolvimento de produtos e serviços relacionados, tanto no Brasil quanto no mundo”.


A Associação Profibus não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente pelos conceitos, comentários, depoimentos e opinões emitidas em matérias fornecidas pelos seus membros ou artigos assinados. A opinião expressa no conteúdo não traduz em nenhum momento a opinião da Associação Profibus. Os artigos assinados são de exclusiva responsabilidade de seus autores. É vedada a reprodução total ou parcial dos textos e ilustrações deste newsletter, sob pena de sanções legais. São tomados todos os cuidados razoáveis na preparação do conteúdo das matérias e caso haja enganos em textos ou desenhos, será publicada errata na primeira oportunidade. A Associação Profibus se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer edição, comentário ou imagem que possa ser interpretada como contrária aos seus objetivos.

© Associação PROFIBUS. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Associação PROFIBUS.