ENDRESS+HAUSER E PROFIBUS: GANHOS EFETIVOS PARA O USUÁRIO.
Com uma linha de produtos que inclui sensores, instrumentos, sistemas e serviços para a medição de pressão, fluxo, nível e temperatura assim como para análise de líquidos e registro de dados, a Endress+Hauser foi fundada por Georg H. Endress e Ludwig Hauser em 1953, e a família Endress é sua única proprietária desde 1975. No Brasil, está presente desde 1982, e desde 2003 tem uma subsidiária 100% de propriedade do grupo. Trata-se de uma empresa suíça internacional da família Endress, um dos mais importantes fornecedores de soluções em instrumentação para automação de processos industriais. O grupo é formado por 41 companhias de vendas e serviço em 38 países, 23 unidades de produção em 9 países e 7 companhias de gerenciamento.
Até o final do ano passado, a Endress+Hauser empregou uma equipe de 6.719 funcionários que geraram vendas de 885,1 milhões de Euros. Seus clientes são usuários da indústria química e petroquímica, farmacêutica, alimentícia, de água e tratamento de efluentes, papel, energia, óleo & gás, entre outras.
“A Endress+Hauser visualiza a tecnologia Profibus como um viabilizador para a implementação de aplicações que utilizem a capacidade digital dos instrumentos de medição instalados no campo”, justifica Carlos Behrends, Diretor Gerente da Endress+Hauser Controle e Automação Ltda. a presença ativa da empresa nos quadros da Associação Profibus. Ele entende que essa participação dinâmica no desenvolvimento e promoção da tecnologia é, de fato, uma aposta de que a sua implementação resultará em ganhos efetivos aos usuários. “Numa evidência desse compromisso, no Brasil somos associados desde o ano de 2.000”, completa.
A boa notícia da Endress+Hauser é que, praticamente, toda a sua linha de produtos tem a alternativa de Profibus, em medição de vazão, nível, pressão, análises de líquido e temperatura. “Lançamentos como o primeiro medidor de nível e densidade por radiação gama com suporte para Profibus, ou nosso novo analisador para líquidos Liquiline são evidências desse compromisso”, avalia Behrends. Contudo, o destaque fica por conta do Fieldgate (uma interface entre Profibus e Ethernet, com funções de servidor web e cliente de e-mail) e do Fieldcare (sistema para gerenciamento de ativos baseado em FDT/DTM). “Essas tecnologias estão cada vez mais no foco dos usuários, que percebem os benefícios na redução de custos de manutenção que resultam da sua implementação”, ressalta o Diretor Gerente da empresa.
Por esta razão, fica até difícil mencionar uma das inúmeras aplicações de sucesso da Endress+Hauser com Profibus, como avalia Behrends, “uma rede que está sendo implementada cada vez com maior freqüência”. Mas ele cita a implementação da rede Profibus na Belfam no Rio de Janeiro em 1998 que, na sua opinião, é uma evidência da estabilidade dessa rede. “Já a implementação que a CVRD está fazendo neste ano do gerenciamento de ativos utilizando Fieldcare se comunicando aos instrumentos na rede Profibus é um exemplo dos ganhos que esta tecnologia pode oferecer”, enfatiza.
O Diretor Gerente da Endress+Hauser no Brasil acredito que o Profibus deu fortes evidências dos ganhos da implementação de redes digitais em ambientes industriais. “Com um balanço equilibrado entre tecnologia de ponta e inovação, os usuários que escolheram Profibus vivenciaram experiências positivas que têm sido replicadas em muitas plantas. Assim, hoje muitos projetos em áreas tão diversas como sucro-alcooleira ou mineração estão dando preferência a esta rede em novos projetos”, conclui.
Endress+Hauser: linha completa de produtos com Profibus.
Mineração: setor cativo da Endress+Hauser em Profibus.
|