CÉSAR CASSIOLATO É O NOVO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO PROFIBUS BRASIL AMÉRICA LATINA
César Cassiolato, diretor de marketing da Smar Equipamentos Industriais, de Sertãozinho, SP, foi eleito no último dia 9 de junho como o novo presidente da Associação Profibus Brasil América Latina.
A composição da diretoria da associação para o período 2006/2008, ficou assim composta: Diretoria Executiva : Diretor Presidente – César Cassiolato (Smar); Diretor Vice-presidente – Alexandre Prado (Siemens); e Diretor Vice-presidente – Marco Padovan (Sense). Conselho Fiscal :Eduardo Mello (Phoenix Contact), Paulo Bachir (Wika) e Valério Galeazzi (Coester). Suplente do Conselho Fiscal: Luciano de Oliveira (Atos).
Cassiolato faz parte do Work Group do Profibus International, onde o padrão da tecnologia Profibus é desenvolvido. O diretor da Smar está na Associação desde a época em que foi fundada, em 1999, e nos últimos quatro anos ocupou sua vice-presidência. “Expandir o número de associados entre as universidades, estudantes, integradores de sistemas, fabricantes, entre outros, é uma das minhas metas como presidente da Associação”, diz Cassiolato, cujo mandato vai até 2008. Além disso, o presidente afirma estar empenhado em formar o primeiro Centro de Competência.
Outro desafio é o de tornar a Associação Profibus a mais conhecida associação de tecnologia no mercado brasileiro, assim como da América Latina, em termos de protocolos e comunicação de barramento de campo. “A tecnologia Profibus oferece benefícios incontestáveis, como padrão aberto, interoperabilidade, suporte, tecnologia em constante desenvolvimento, voltada ao futuro”, descreve Cassiolato.
A Associação Profibus está organizada ao redor do mundo em mais de 23 países em todo os continentes e os todos os países da América Latina são representados pela Associação Profibus Brasil América Latina.
A tecnologia Profibus no Brasil está crescendo a cada dia, podendo ser considerada um sucesso em várias áreas como, por exemplo, na manufatura e, nos últimos quatro anos, na área de automação e controle de processos em diversos segmentos como plantas químicas, petroquímicas, cervejarias, alimentos, mineração, óleo e gás, tratamento de água, papel e celulose, açúcar e álcool, etc.
Desde o ano 2000, a Associação Profibus vem organizando vários seminários, workshops, treinamentos para clientes e usuários. Durante estes seminários as empresas associadas apresentam a tecnologia Profibus, as tendências da tecnologia, estudo de casos, etc. Até hoje, mais de 2500 pessoas já participaram destes eventos e mais de 10.000 pessoas receberam exemplares da Descrição Técnica sobre a Tecnologia Profibus (disponível em www.profibus.com.br).
Palestra durante Workshop da Associação Profibus.
Outra atividade relevante da Associação é a presença da mesma em feiras de automação e controle onde a Associação participa com seu próprio estande e onde os associados demonstram o conceito de interoperabilidade e intercambiabilidade entre os vários fabricantes.
Estande da Associação Profibus no ISA Show South America de 2005
A cada dois meses a Associação Profibus publica eletronicamente o Profinews Brasil que traz as novidades em termos da tecnologia Profibus, estudos de casos, produtos, artigos técnicos, etc. Confira os detalhes em http://www.profibus.org.br/news/fevereiro2006/news.php?dentro=entrada.php
Para o segundo semestre de 2006 estão previstos treinamentos a integradores, treinamentos de vendas na tecnologia Profibus, seminários tecnológicos, estudos de casos e visão de clientes.
A Associação é uma entidade privada, cujo principal objetivo é o desenvolvimento do mercado, promovendo o conhecimento e a disseminação de informação sobre a tecnologia Profibus. A Associação Profibus hoje é formada pelos seguintes membros:
- Fabricantes: Altus, Atos, Coester, Endress+Hauser, IFM Electronic, Incontrol, Metso, Murr Elektronik, Parker, Pepperl+Fuchs, Pextron, Phoenix Contact, Poliron, Schneider, Sense Sensores, Siemens, Smar, Weg e Wika.
- Organizações Educacionais: Universidade Federal de Campina Grande – UFCG.
- Integradores de Sistemas: Dimensional Equipamentos Elétricos, Hullen Automação e Informática e WTech Automação.
- Usuários: Bayer Cropscience.